quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Herrira «planta-se» contra a pena perpétua frente ao Tribunal de Iruñea

Vestindo T-shirts contra a pena perpétua, quatro pessoas meteram-se dentro de vasos e lançaram proclamas contra a doutrina do Supremo Tribunal, agora ratificada pelo Constitucional, no protesto que realizaram frente ao Tribunal de Iruñea.

Durante a concentração o porta-voz do Herrira Fran Balda disse que se «plantaram» contra a pena perpétua porque «a maioria da sociedade neste país reclama uma mudança na política penitenciária, que comece pelo respeito dos direitos humanos mais básicos». Neste sentido, criticou o Governo espanhol por manter na prisão catorze pessoas que têm doenças graves e por «endurecer a dispersão».

Balda afirmou que é um «escândalo» que, no actual contexto político, o Governo espanhol continue a apostar em políticas penitenciárias de «guerra» e «vingança» que «atentam gravemente contra os direitos mais básicos dos presos e dos seus familiares e que podem tirar mais vidas a qualquer momento».
Segundo defendeu, «não se pode aceitar uma rede legal cujo objectivo é afastar a paz deste país e que suscita o repúdio da maioria desta sociedade».

Pediu ainda à sociedade basca que compareça nas concentrações que vão realizar esta sexta-feira frente aos tribunais de Iruñea, Bilbo e Gasteiz e que participe nas mobilizações que terão lugar à tarde por todo o território basco [é a última sexta-feira do mês].
Lembrou também que no próximo dia 19 de Maio « as praças de toda Euskal Herria se vão encher para dizer não ao imobilismo, não à pena perpétua, não à dispersão, e sim ao respeito pelos direitos humanos, sim à liberdade dos presos e presas que têm doenças graves e sim aos passos positivos». / Fonte: Gara

Vídeo: Protesto do Herrira frente ao Tribunal de Iruñea (Gara) / Fotos: ateakireki.com

Vídeo: «Bizi osorako zigorri ez! Não à pena perpétua!» (Berria)
O Herrira realizou um vídeo contra a doutrina 197/2006, que possibilita «a pena perpétua». Nele, reúne imagens dos últimos 25 anos.

Festa em Arrotxapea e Burlata: Ibon Esteban, Xabier Arina e Oihana Lopez em casa!
Ibon extean! Festa em Arrotxapea (Iruñea)

Xabier eta Oihana etxean! Festa em Burlata
Fonte: ateakireki.com e ateakireki.com
Ibon Esteban e Xabier Arina foram detidos em Outubro de 2010 e Oihana Lopez em Dezembro do mesmo ano, no âmbito de operações lançadas pela AN espanhola contra a Segi; foram libertados em Março deste ano, com mais alguns jovens, na sua maioria de Iruñerria [Comarca de Pamplona]. 

O preso de Lekeitio Liher Rodriguez foi agredido por funcionários
A Etxerat informou que o preso Liher Rodriguez, natural de Lekeitio (Bizkaia), foi agredido por funcionários e que as presas e os presos políticos bascos de Soto del Real estão a fazer jejuns, que se vão prolongar por três dias, para protestar contra o sucedido. A associação de familiares e amigos dos presos diz não ter mais informação sobre o caso, mas que a espera aprofundar nos próximos dias. / Fonte: etxerat.info

Solidariedade com os presos em Gradignan!
Arkaitz, Zuhaitz, Naia borrokan eta gu ere bai!
Arkaitz, Zuhaitz, Naia em luta e nós também!
Apirilaren 24tik Naia Lacroix Mitarrean emana izan da!
Naia Lacroix foi levada para o mitard no dia 24 de Abril!

Autobusa Gradignanera! / Bus a Gradignan!
Abiatzea goizeko 8:30 Senpereko Gaztelu plazatik; iristea arratsaldeko 7tan Senperen.

Lekua erreserbatzeko / Pour reserver:
TEL: 0631164653 MAIL: senpereko.herrira@gmail.com

ANIMATU TA MEZUA PASA! / Fonte: Baiona_askatu