terça-feira, 17 de abril de 2012

A Etxerat denuncia as condições em que se encontra Ibai Peña na prisão de Muret Seysses

No passado dia 29 de Março, o preso natural de Gasteiz Ibai Peña foi detido em Baiona, depois de a Audiência Nacional espanhola ter emitido um mandado europeu contra ele. Foi o terceiro emitido pelo tribunal de excepção espanhol contra o gasteiztarra, que, apesar de fazer uma vida pública e normal na capital de Lapurdi, foi ali detido cinco vezes.

Peña foi encarcerado em Muret Seysses (perto de Toulouse) e, desde que ali chegou, teve de enfrentar condições de vida muito más. A título de exemplo, nas duas primeiras noites teve de dormir no chão, sem mantas e sem colchão.

Para além disto, Peña costuma passar 23 horas na cela, em total isolamento; na hora do pátio, despem-no para o revistar, antes de sair e de entrar na cela (tempo que lhe é retirado à única hora do dia que tem para não estar na cela).
Também não o deixam aceder ao pavilhão desportivo ou à biblioteca; e, quanto à correspondência, não recebe a que lhe enviam, nem a sua chega aos respectivos destinatários.
Apenas come duas vezes por dia e está a passar muita fome.
Quanto às visitas, autorizaram-lhe duas: uma de um amigo e outra do seu pai; mas ainda não o deixaram ver os restantes familiares. A atitude dos funcionários é dura.

No dia 13 último, Ibai reuniu-se com o director do estabelecimento prisional e o responsável da sua secção para lhes pedir que a sua situação seja melhorada; embora lhe tenham dito que tal iria ocorrer, ao cabo de quatro dias nada se alterou. / Fonte: etxerat.info

A Ertzaintza levou fotos de presos e refugiados da herriko taberna de Erromo
Eram cerca de 13h00 quando três carros-patrulha e uma furgoneta da Ertzaintza apareceram na sede da Branka kultur elkartea, em Itzubaltzeta/Romo (Getxo, Bizkaia), para averiguar a possível existência de fotos de presos, por ordem da Audiência Nacional espanhola, ex-TOP. Levaram uma foto do refugiado Luis Maria Zuluaga, Zulu, que faleceu há quase 18 anos na Venezuela, e outra de Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, que é actualmente o único prisioneiro de Itzubaltzeta/Erromo; e ainda um cartaz do Euskal Preso Politikoen Kolektiboa (EPPK). De acordo com testemunhas, os polícias disseram que o «responsável iria ser punido» e ainda identificaram a pessoa que se encontrava a trabalhar na taberna. Na imagem, as fotos e o cartaz hoje levados pela Ertzaintza, no dia 28 de Fevereiro, quando da recepção a Imanol Beristain. / Fonte: ukberri.net

Entrevista:
«Herrira ne fait que porter une exigence populaire légitime», Saioa GALARRAGA e Gabi MOUESCA, membros do Herrira, entrevistados por Antton ROUGET (Lejpb)
Ce soir, à 19 heurs, devant le tribunal de Bayonne, le mouvement Herrira organise, pour dénoncer le refus de la 3e demande de libération conditionnelle de Ion Kepa Parot, emprisonné depuis 22 ans, son premier rassemblement. Entretien avec Saroia Galarraga et Gabi Mouesca, promoteurs du mouvement qui défend la libération de tous les prisonniers politiques basques et le retour des exilés.