quinta-feira, 19 de abril de 2012

Professores aderem à iniciativa em defesa dos direitos dos presos de 19 de Maio

Hoje de manhã, em Gasteiz, cerca de 70 professores e diversos alunos aderiram à convocatória feita pelo movimento Herrira para que as praças de Euskal Herria se encham no dia 19 de Maio em defesa dos direitos dos presos políticos bascos. Mostraram-se particularmente preocupados com o facto de aos presos serem proibidos os estudo e pediram o «envolvimento» da comunidade internacional. / Ver: Berria e herrira.org

Pedem 18 meses de prisão para cinco pessoas acusadas de exibir fotos de presos na Korrika de 2009
David Urdin, Irati Mujika, Ohian Ataun, Mikel Marin e Josu Esparza vão ser julgados na Audiência Nacional espanhola no próximo dia 25 de Maio, acusados de enaltecimento do terrorismo por exibirem fotografias de presos durante a Korrika de 2009, à passagem por Iruñea. A Procuradoria solicita 18 meses de prisão para cada um dos arguidos.

Em Dezembro de 2010, em plena caça às bruxas relacionada com as fotos dos presos [a repressão política e socioeconómica necessita do circo constante; e mais não precisam de nos explicar, que já há muito percebemos como funciona o geral da repressão e o particular do «Spain is different»], a Guarda Civil intimou a depor dezassete pessoas, entre as quais cinco responsáveis da AEK, tendo sido constituídos arguidos pela AN espanhola, por enaltecimento do terrorismo.

Para a maioria dos imputados, o processo acabou por ser arquivado; e serão só estes cinco a sentar-se no banco dos réus. Entre eles, conta-se Josu Esparza, na altura porta-voz do Movimento pró-Amnistia e agora na prisão. Esparza foi detido em Iparralde no ano passado e entregue à Audiência Nacional espanhola em Dezembro, na sequência de dois mandados europeus, um deles relacionado com o processo das fotos dos presos. / Fonte: ateakireki.com

Floren Aoiz: Análise política na Info7 Irratia
Entrevistado por Jon Mikel Fernández, Floren aborda diversos aspectos da actualidade política, do Bostuana a Euskal Herria, passando pela Argentina e pelo Reino de Espanha. Gora elefanteak! (Info7)