sábado, 21 de abril de 2012

Reclamam a demissão de Ares durante a marcha em memória de Iñigo Cabacas

Cerca de mil de pessoas manifestaram-se esta tarde pelas ruas de Bilbo em memória de Iñigo Cabacas, que morreu depois de ser atingido por uma bala de borracha disparada pela Ertzaintza, e pediram a demissão do conselheiro do Interior, Rodolfo Ares.

Convocados pela plataforma cidadã Iñigo Gogoan, os participantes percorreram a Gran Vía bilbaína atrás de uma faixa em que se podia ler «Stop violencia policial», gritando palavras de ordem como «policía asesina», «Ares a prisión», «no es un accidente es asesinato» ou «a ellos la ley antiterrorista». A Ertzaintza foi também o centro das críticas.

No final da mobilização, que terminou na Câmara Municipal, o representante do Eleak Haritz Petralanda afirmou que a morte de Cabacas é «o último caso vivido em Euskal Herria da estratégia contra o povo».

Depois de afirmar que a «brutalidade» policial é sentida diariamente, deu como exemplo os casos do gasteiztarra Xuban Nafarrete e «a brutalidade policial utilizada no despejo do Kukutza».

«Sabemos que não queremos viver com medo; em nenhum espaço. Isto é o que o Governo procura com este modelo policial, meter medo. Temos de acabar com isto e por isso pedimos mais uma vez a demissão de Ares», disse.

Apontou ainda o dedo ao conselheiro do Interior, acusando-o de ser o «responsável político desta situação», defendendo ao mesmo tempo que se chegue à «verdade e à justiça». / Fonte: Gara / Fotos: BilboBranka

Ver também: «Aresen dimisioa eskatu dute indarkeria polizialaren aurkako manifestazioan» (BilboBranka)

«Jendetza bildu da Bilbon Iñigo Cabacas omentzeko eta polizien indarkeria salatzeko manifestazioan» (Berria)