segunda-feira, 16 de abril de 2012

O preso Harriet Iragi continua em isolamento na prisão de Albocasser

Harriet Iragi e Patxi Markes encontram-se em situação de isolamento na prisão de Castelló II - Albocasser. Harriet Iragi encontra-se nessa situação desde que para ali foi levado, em Fevereiro.
No início, Aitor Fresnedo foi também levado para o isolamento para acompanhar Iragi, pois os presos tinham um acordo com a direcção da prisão de Albocasser segundo o qual nenhum companheiro estaria sozinho em situação de isolamento.
Harriet Iragi é o primeiro preso de Albocasser que está em isolamento de forma definitiva, isto é, que permanece continuamente nessa situação, e não em função de um castigo episódico.

No dia 22 de Fevereiro, o preso Aitor Fresnedo foi agredido por funcionários da prisão quando estes efectuavam uma contagem. Como Aitor não se pôs de pé e não acendeu a luz (os presos não têm de fazer nenhuma destas coisas caso estejam visíveis), seis funcionários da prisão começaram a agredi-lo. Harriet Iragi, por seu lado, foi castigado por perguntar o que se passava no momento em que a agressão estava a ocorrer.

Agora passaram Patxi Markes para o isolamento. A atitude dos funcionários para com Iragi e Markes é bastante agressiva e dura. Como se já não bastassem as próprias condições de vida do isolamento.

A associação de familiares e amigos de presos políticos bascos - Etxerat - critica com veemência o isolamento, que considera uma medida de excepção a que os presos são submetidos, mais ainda quando é aplicada de forma continuada, e não pontual, sem que tenha havido qualquer infracção a justificá-la.
A separação e o isolamento são, aliás, procedimentos habituais dos responsáveis penitenciários quando se trata de presos e presas políticos bascos.

As condições de vida em isolamento são duras e a sua aplicação de forma continuada pode ter graves consequências. / Fonte: etxerat.info

Manifestação em Santutxu em solidariedade com duas habitantes do bairro
O Supremo Tribunal espanhol confirmou a condenação de Anabel Prieto e Maialen Zuazo, decretada pela Audiência Nacional, a cinco e sete anos de prisão, respectivamente. Para protestar contra esta situação e mostrar o seu apoio às duas moradoras do bairro bilbaíno de Santutxu, estava prevista uma manifestação para as 20h00, a partir da Praça Karmelo. Ambas se encontravam em liberdade sob fiança, depois de terem sido detidas em 2008 com mais sete cidadãos bascos, acusados de pertença à ETA. Os detidos afirmaram ter sido torturados. / Fonte: Gara / Mais info: BilboBranka e topatu.info

A Câmara Municipal de Arrigorriaga reclama a libertação de Txus Martín
O Município da localidade biscainha aprovou um texto que solicita a «imediata» libertação do preso político basco Txus Martín, que tem uma doença «grave e incurável».
Num comunicado, a Câmara informou que a moção foi aprovada com sete votos a favor (seis do Bildu e um da EB, já que a moção era apresentada por ambos), nove abstenções (seis do PNV e três do PSE), e com o voto contra do PP. / Ver conteúdo do texto em Gara

Leitura:
«Actos en Argentina en el Día internacional de l@s pres@s polític@s» (askapena.org)
El martes 17 de abril se realizará en Buenos Aires una jornada en commeración del Día Internacional de l@s pres@s polític@s que se iniciará con un corte en Callao y Corrientes y que tendrá continuidad con un acto en el Sindicato de Farmacia.
Este es el comunicado enviado por l@s compañer@s del Frente de Resistencia Nacional y de Convocatoria por la liberación nacional y social: