terça-feira, 24 de abril de 2012

Desalojados solidários com os imputados de D3M e Askatasuna que iniciaram jejum no Parlamento de Gasteiz

As três pessoas que hoje se fecharam no Parlamento de Gasteiz, com o apoio de Aralar e EA, para ali darem início a um jejum de protesto contra o julgamento da D3M e do Askatasuna foram desalojadas pela Ertzaintza.
A arguida da D3M Amparo Lasheras e os membros da plataforma de apoio Txerra Bolinaga e Imanol Olabarria iniciaram o jejum no gabinete do Aralar, depois da conferência de imprensa que deram, ao meio-dia, no Parlamento, apoiados pelos deputados do Aralar e do EA Dani Maeztu e Juanjo Agirrezabala.

Destacaram o carácter absolutamente pacífico da acção e manifestaram a sua intenção de prolongar o jejum até sexta-feira, dia em que se vão juntar à marcha reivindicativa de apoio aos arguidos.

Depois das 13h00, mais de uma dezena de ertzainas à paisana entrou nos gabinetes do Aralar e retiraram-nos dali contra a sua vontade, mas sem resistência. De acordo com a Europa Press, a ordem partiu da presidente do Parlamento, Arantza Quiroga [do PP; e que não ocuparia o cargo se as eleições autonómicas de 2009 não tivessem sido amanhadas pelos tribunais espanhóis].

Julgados por quererem concorrer às eleições
Durante a conferência de imprensa, Lasheras e Bolinaga leram um comunicado em que exigem a suspensão de todos os julgamentos políticos, a libertação imediata de todas as pessoas encarceradas por exercer os seus direitos civis e políticos, a legalização de todos os partidos e colectivos sociais ilegalizados na última década e a derrogação da Lei de Partidos.

Recordaram que a plataforma D3M e o partido Askatasuna foram vetados por tentarem participar nas eleições autonómicas de 2009 na CAB e criticaram o facto de os imputados irem a julgamento por defenderem uma opção independentista e de esquerda e por «exercerem os seus direitos e o de milhares de cidadãos bascos».
Em solidariedade com os imputados, uma «matrioska» formada por dezenas de pessoas mantém um acampamento desde ontem na capital alavesa. / Notícia completa: Gara

Notícia mais desenvolvida: «Quiroga manda abortar um jejum de protesto contra o julgamento político da D3M», de Iñaki IRIONDO (Gara)

Nota de imprensa: «Sobre el desalojo de tres personas cuando iban a iniciar un ayuno pacífico», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)
Tras conocer la expulsión de tres personas imputadas en el sumario D3M cuando iban a iniciar un ayuno pacífico de protesta en una oficina política del Parlamento de la CAV, la Izquierda Abertzale quiere hacer pública su opinión al respecto: