sábado, 28 de abril de 2012

Dispersão: uma amiga e um familiar dos presos Txetxu Barrios e Iñaki Beaumont sofreram um acidente

Oihana Beloki, amiga do preso Txetxu (Atarrabia, Nafarroa), e Richard Etxeberria, tio do preso Iñaki Beaumont (Iruñea), sofreram hoje um acidente, por volta do meio-dia.
Segundo informa a Etxerat, estavam a regressar a Euskal Herria, depois de terem feito as visitas na prisão de Albolote, em Granada, quando, com a estrada molhada, perderam o controlo da viatura, que saiu da estrada, deu uma volta no ar e foi embater numa árvore.
As duas pessoas não ficaram feridas, refere a Etxerat, mas o automóvel ficou em muito mau estado. Este é o quinto acidente provocado pela política de dispersão só este ano, refere a mesma fonte.
Concentração em Atarrabia
Na sequência de mais um acidente provocado pela criminosa política de dispersão, os cidadãos de Atarrabia convocaram uma concentração para a próxima segunda-feira às 19h30, na Antxo jakituna plaza. / Fonte: ateakireki.com / Foto: ateaireki.com

Ver: «Na sequência do acidente dos familiares em Granada, o Herrira exige que a dispersão acabe "imediatamente"» (ateakireki.com)

Dezenas de pessoas foram à prisão de Gradignan solidarizar-se com os presos políticos bascos
Convocada pelo movimento Herrira, a viagem até à prisão de Gradignan (Estado francês) foi feita por cerca de 50 pessoas, que assim expressaram a sua solidariedade aos presos políticos bascos que ali se encontram. Um deles é a jovem senperetarra Naia Lacroix, que se encontra isolada.
Apesar de por ali haver gendarmes com fartura e de o tempo estar mau, os presentes gritaram com grande entusiasmo; segundo fizeram saber, os presos bascos ouviram as suas palavras, e responderam-lhes. Depois de passarem algumas horas em frente à porta da prisão, os participantes na mobilização regressaram de novo ao seu país.
Recorde-se que no dia 30 de Março a Polícia francesa prendeu no mesmo local três pessoas que, do lado de fora da prisão, tentavam expressar a sua solidariedade a Naia. / Fonte: Gara / Vídeo: Marcha solidária à prisão francesa de Gradignan

Leituras:
«Las bombas de efecto retardado», de Iñaki EGAÑA (Gara)
Recordamos Gernika, y también, y sobre todo, esas bombas de efecto retardado que lanzaron en abril de 1937 y que, hoy, todavía siguen explotando entre nosotros. Como la del otro día en Elgeta. Y por eso nos conmoverá para siempre Txabi Etxebarrieta, aunque ni siquiera dé un nombre a una de nuestras calles. Y repudiaremos otros nombres a los que empujaremos al estercolero de la historia.

«Felipe X "el Mitómano"», de Xabier MAKAZAGA (Gara)
Todo habría dependido de cuán propicias fueran esas circunstancias y en todo caso las razones morales no habrían tenido peso alguno en su decisión. Porque Felipe X era y es un amoral redomado

«El final de la violencia», de Iker CASANOVA ALONSO (Gara)
Cuando Euskal Herria, al margen de presión o amenaza alguna pueda determinar de manera democrática su estatus político y definir libremente su organización interna y su modelo de relación con los estados español y francés, así como con el resto de la comunidad internacional, nuestro país habrá dejado atrás definitivamente la etapa de la violencia y habremos llegado a un escenario de paz y libertad.