domingo, 29 de julho de 2012

A Etxerat afirma que condenaram Uribetxeberria «à morte»

A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos recordou que o natural de Arrasate viu ser-lhe recusada há cinco anos a liberdade condicional por doença, e que esta semana ficaram a saber que o cancro de pulmão que tem desde 2005 se agravou.

Numa conferência de imprensa que teve lugar na Câmara Municipal de Arrasate (Gipuzkoa), os porta-vozes da Etxerat Mattin Troitiño e Izaskun Abaigar deram a conhecer a gravidade da situação do preso político Josu Uribetxeberria, internado há nove dias.

Recordaram que Uribetxeberria tem um cancro no rim desde 2005, que se agravou nos anos subsequentes com o aparecimento de dois novos nódulos, um no pulmão e outro na cabeça.
Para a Etxerat, a recusa em 2007 da liberdade condicional por doença grave e incurável a este recluso, contemplada pela legislação, representou «uma condenação à morte».

A Etxerat afirmou que «as medidas de excepção às quais são submetidas os seus familiares presos, a violação contínua e sistemática dos seus direitos, visam unicamente o seu sofrimento e o dos familiares».

«Não vamos eximir ninguém das suas responsabilidades: nem os que traçaram a política penitenciária, nem os que a executam, nem os seus cúmplices. Não queremos nem podemos fazê-lo porque, além de Josu, há outros 13 presos com doenças graves ou incuráveis que continuam encarcerados, quando deviam estar em liberdade», salientaram, ao mesmo tempo que exigiram a sua «imediata libertação».

Nesse sentido, anunciaram uma ronda de contactos com todos os partidos políticos e com o Ararteko e o Defensor do Povo de Nafarroa, e pediram «determinação e responsabilidade» à sociedade basca em geral, porque «nunca houve justificação e já não há desculpas, não pode voltar a repetir-se e queremos os nossos familiares doentes em casa já». / Fonte: naiz.info / Ver também: goiena.net e etxerat.info

Manifestação no sábado em Arrasate pela liberdade de Uribetxeberria
Numa conferência de imprensa hoje de manhã em Donostia, o movimento Herrira pediu ao Governo espanhol que liberte os presos políticos com doenças graves.
O representante do Herrira Iñaki Olasolo recordou a situação de Josu Uribetxeberria, tendo convocado uma manifestação nacional para o próximo sábado, em Arrasate (Gipuzkoa), para exigir a sua libertação, bem como a dos restantes presos políticos bascos que se encontram doentes.
A mobilização, que partirá da praça de Arrasate às 17h30, tem como lema «Josu askatu, hamalauak herrira!». O autarca da localidade, Iñaki Azkarragaurizar, também participou na conferência de imprensa, para assim apoiar a iniciativa. / Fonte: naiz.info / Mais info: herrira.org