quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reforma da lei eleitoral do PP: a esquerda abertzale diz que é «uma colonização à distância»

Num comunicado, a esquerda abertzale afirmou que o Partido Popular pretende «alterar o recenseamento eleitoral com uma colonização à distância», em referência à reforma legal que o Governo espanhol quer levar a cabo para que os «exilados» pela actividade da ETA possam voltar a votar em Hego Euskal Herria [País Basco Sul].

Para a esquerda abertzale, o PP pretende «alterar o recenseamento de acordo com os seus interesses, que não são outros senão acabar com o novo ciclo e fechar as portas à esquerda soberanista e independentista».

Em seu entender, não se trata de uma proposta de carácter «exclusivamente eleitoral», mas é «a prova mais evidente» de que o Estado espanhol pretende «negar aos bascos o direito a decidirem livre e democraticamente o seu futuro com artimanhas legais e medidas repressivas».

Por tudo isto, apelou a uma nova resposta «como país» porque, segundo salienta, «é a única mensagem que os colonizadores entendem». (naiz.info)

Resposta da Ezker Abertzalea à proposta do PP: «El PP pretende alterar el censo electoral vasco con una colonización a distancia» (ezkerabertzalea.info)


Ver também: O Governo espanhol considera «viável» que os «exilados» possam votar em Hego Euskal Herria (naiz.info)

Notícia mais desenvolvida: «Hegoaldean 5 urtez bizi izandakoek bertan bozkatzea proposatu du PPk», de Hodei IRURETAGOIENA (Berria)