sexta-feira, 27 de julho de 2012

Amaia Izko fala sobre a «doutrina Parrot» e a sentença do Tribunal de Estrasburgo


A advogada basca Amaia Izko interveio numa reunião dos comités locais do Herrira, que decorreu na segunda-feira passada em Altsasu (Sakana, Nafarroa), para explicar o que é a sentença 197/2006 (conhecida «doutrina Parot») e dar informações sobre a resolução recentemente tomada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a este respeito.
[Em euskara até aos 4:42 min. / Em castelhano até aos 11:22 min. / Em euskara até aos 15:00 min.] / Fonte: ateakireki.com

Em Donostia, 70 cadeiras vazias em lugar dos presos condenados a pena perpétua
Hoje, os presos políticos que foram condenados a pena perpétua foram representados por 70 cadeiras vazias colocadas em frente ao Palácio da Justiça de Donostia. Tratou-se de uma acção do movimento Herrira contra a chamada «doutrina Parot».
Destes 70 presos, 67 encontram-se em prisões do Estado espanhol e os outros três em prisões francesas.

O acto surge na sequência da sentença decretada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a 10 de Julho último contra a «doutrina Parot» e, a este respeito, os porta-vozes do movimento Amaia Esnal e Manu Ugartemendia pediram aos tribunais espanhóis que não olhem «para o lado».

Da mesma forma, fizeram um apelo aos organismos públicos, partidos políticos e agentes sociais para que pressionem o Governo espanhol, por forma a fazer frente à sua «atitude de bloqueio».

Expressaram ainda a sua solidariedade a Josu Uribetxeberria, preso que se encontra gravemente doente, e exigiram a sua libertação imediata. Hoje ao fim da tarde, 800 pessoas exigiram o mesmo numa manifestação que se realizou na sua terra natal, Arrasate (Gipuzkoa). / Fonte: naiz.info