domingo, 29 de julho de 2012

Uma traineira de bascos e quebequenses vai subir o rio São Lourenço até Montreal: são os «Indianoak 2013»

O Centro Basco Euskaldunak e a associação Ibaialde, de Angelu (Lapurdi), têm pela frente um ano de trabalho para organizar a expedição Indianoak 2013. Trata-se de um projecto bastante ambicioso e complicado do ponto de vista logístico, já que implica construir uma traineira em Euskal Herria e levá-la até Trois-Pistoles, de onde subirá o rio São Lourenço com destino a Montreal. No entanto, os membros da Ibaialde já têm experiência neste tipo de aventura: em 2003 realizaram uma expedição parecida. Daquela vez partiram de Trois-Pistoles com destino a Sept Illes, e, no final, doaram a traineira ao Parc de l’Aventure Basque en Amérique.
Agora, a embarcação será para o Centro Basco Euskaldunak, que a utilizará para a promoção do remo no Quebec. A viagem será uma aventura, mas também um animado intercâmbio cultural. Os remadores bascos vão partilhar as etapas com voluntários locais, a quem vão ensinar a remar e com quem vão partilhar experiências. Para além disso, a traineira será seguida por um grupo de cozinheiros e músicos bascos, e, em cada uma das paragens, serão organizados cursos de cozinha basca, concertos com músicos do Quebec, entre outras iniciativas culturais.

O CB Euskaldunak, promotor
O Centro Basco Euskaldunak tem a seu cargo a organização no Quebec, e já está a estabelecer contactos, a procurar alojamentos e a divulgar o projecto. «Quando festejámos o 15.º aniversário do Euskaldunak, trouxemos o grupo Kalakan, e um dos seus membros, Thierry Biscary, falou-nos do projecto», explica à Euskalkultura.com a presidente do Euskaldunak, Adelaide Daraspe. «Depois, quando fui a Euskal Herria, Thierry levou-me a conhecer a associação Ibaialde, e nessa mesma tarde explicaram-me todo o projecto em Angelu».
O Euskaldunak envolveu-se desde o início: «Dissemos logo que sim, porque um projecto como este acerta em cheio nos nossos objectivos e interesses. A verdade é que no Quebec a cultura basca é sobretudo conhecida através dos baleeiros. Um projecto deste tipo é excelente para dar a conhecer Euskal Herria, tanto nas grandes cidades como nas terras pequenas», diz Daraspe.

Uma traineira viva
[...] «A ideia é que os bascos daqui, e também os quebequenses, aprendam a utilizar a traineira. A Euskal Etxea já contactou com um clube de remo de Montreal, para que nos deixe guardar a embarcação nas suas instalações», diz Daraspe. «É muito importante, tanto para a Ibaialde como para o Euskaldunak Quebec que a traineira continue viva depois da expedição».
A aventura terminará com uma grande festa de fraternidade, que terá lugar no porto de Montreal.
Toda a informação sobre o Indianoak 2013, aqui. / Fonte: boltxe.info