quarta-feira, 11 de julho de 2012

Peio Hirigoien foi recebido em Beskoitze depois de passar mais de dois anos na prisão

O preso de Beskoitze Peio Hirigoien deixou ontem a prisão de Uzerche, depois de ter cumprido a pena a que foi condenado pelo Tribunal especial Antiterrorista de Paris no dia 9 de Agosto de 2011. Conterrâneos e amigos receberam-no calorosamente ontem ao final da tarde na localidade de Lapurdi, depois de mais de dois anos de ausência.
Hirigoien foi detido no dia 30 de Março de 2010 no âmbito de uma operação jurídico-policial levada a cabo em Lapurdi, relacionada com vários atentados ou tentativas de atentado contra interesses imobiliários ocorridos entre 2008 e 2009.

Mobilizações de apoio
Na operação também foram presos outros sete jovens. Com excepção do ziburutarra Mattin Oltzomendi, os restantes detidos foram postos em liberdade sem qualquer acusação, depois de permanecerem entre dois e quatro dias na esquadra.
As detenções estiveram na origem de protestos e mobilizações significativos, pois a maioria dos jovens estava bastante envolvida em actividades militantes e culturais nas suas terras. Mattin Oltzomendi, que foi julgado com Hirigoien e condenado a cinco anos de prisão, era um dos organizadores do festival Euskal Herria Zuzenean, cujas instalações foram alvo de buscas no decorrer da operação policial. (Gara e Lejpb)

Apoio a presos e refugiados em Maule
Por outro lado, no âmbito das festas do 14 de Julho [a dos bascos; não a da França, entenda-se], o Herrira de Zuberoa e a associação Koblaka organizam uma iniciativa de apoio a presos e refugiados em Maule. Os actos terão lugar às 11h00 em Kürütxe Xuria com um bertso-poteo, a que se seguirá um almoço em Zinka com a participação dos bertsolaris Maddi Ane Txoperena, Arkaitz Estiballes e Unai Iturriaga. (Gara e herrira.org)

Sanferminak: o Herrira veio para a rua com batucada e alegria sanfermineira e estrasburgueira
O dia do movimento Herrira foi vivido ontem com uma energia renovada. Houve uma merenda popular com bertsos e raps no Herrira Gunea. Depois de terem comido, saíram para as ruas com uma batucada em tons de azul.
Mas aquilo que realmente tornou o dia bastante alegre foi a confirmação europeia de que a doutrina Parot é um castigo arbitrário que tem de acabar. / Fonte: Gara / Fotos: Herrira Eguna (ateakireki.com)

Luis Armando Zabalo, Txetxi, chega hoje a Basauri
De acordo com uma nota emitida pelo movimento Herrira, Luis Armando Zabalo (Basauri, Bizkaia) foi libertado ontem, na prisão de Múrcia, depois de para ali ter sido levado da prisão madrilena de Soto del Real. Esteve preso desde que a Polícia francesa o deteve, em 2004.
Esteve encarcerado nos presídios de La Santé, Fleury Merogis e Lannemezan, e, depois de cumprir integralmente a pena a que foi condenado no Estado francês, foi entregue ao Estado espanhol, em Março último. Passou a noite em Múrcia, e a sua chegada a Basauri estava prevista para hoje à tarde. / Fonte: naiz.info e herrira.org

Ongi etorri, Xalba!
Recepção de boas-vindas a Xalbador Ramírez, jovem independentista libertado no final de Junho, no bairro de Gros (Donostia). No sábado, há ongi etorri a preceito. Via: topatu.info