sábado, 21 de julho de 2012

As comparsas bilbaínas comemoram o seu dia e lançam campanha para «mandar Azkuna de férias»

Tal como tinha anunciado, a Bilboko Konpartsak não ligou às advertências municipais e às eventuais sanções e decidiu festejar o Konpartsero Eguna no Arenal bilbaíno.

Agentes da Polícia municipal apareceram no local antes de se dar início à jornada festiva, tendo referido que iam proceder à realização de um relatório, mas as comparsas decidiram continuar com os actos previstos.

Houve actividades para miúdos e graúdos, concurso dos pintxos, e txistorra e pimentos para quem apareceu. Após a distribuição de prémios, teve lugar um almoço popular. Para a parte da tarde, estava prevista uma romaria com Gozo-gozo e uma kalejira com a Orkresta pela Alde Zaharra [Parte Velha].

Os representantes das comparsas deram ainda uma conferência de imprensa para fazer uma avaliação da atitude da Câmara, respondendo com humor à proibição. Assim, deram a conhecer a campanha para «mandar de férias Sua Alteza Municipal (SAM)», pedindo aos cidadãos que dêem ideias.
A Bilboko Konpartsak comprometeu-se a organizar e a financiar a viagem e a estadia de «SAM» - em alusão ao autarca jeltzale - «em qualquer lugar do Universo».

O autarca de Bilbo, Iñaki Azkuna, fez saber que ia instaurar um processo à Bilboko Konpartsak por realizar o Konpartsero Eguna sem autorização. / Notícia completa: naiz.info

Vídeo: Campanha para mandar Azkuna de férias (BilboBranka) / Vídeo: Bilboko Konpartsero Eguna (BerriaTB)