domingo, 8 de julho de 2012

A Ertzaintza prendeu o jovem bilbaíno Gaizka Astorkizaga na mobilização do Eleak

No dia 26 de Junho, a Audiência Nacional comunicou à Polícia espanhola e à Guarda Civil a ordem de busca e captura contra os habitantes de Bilbo Maialen Zuazo, Gaizka Astorkizaga e Alex Bustindui, para fazer cumprir as penas entre os 4 e 7 anos de prisão a que estes jovens foram condenados. Zuazo foi detida no dia 27 de Junho quando ia à praia e os outros dois jovens podiam ser presos a qualquer momento.

Por essa razão, o movimento Eleak aderiu à dinâmica EZPAM!, surgida no bairro de San Inazio com o lema «Ante los juicios políticos a nuestros vecinos y en solidaridad a los represaliados», e fez um apelo à participação na mobilização convocada para sexta-feira à tarde no Arriaga, em Bilbo, em defesa dos direitos civis e políticos, e para dar apoio a estes jovens.

A mobilização, que reuniu cerca de 300 pessoas, partiu do Arriaga e dirigiu-se para o Palácio da Justiça, na Rua Buenos Aires, por entre palavras de ordem como «La represión no es la solución», «Demokrazia Euskal Herriarentzat» ou «Dejad en paz a la juventud vasca».

Ali, um representante do Eleak leu um comunicado, manifestando «o total repúdio» pelos ataques repressivos contra a juventude basca. Referiu alguns exemplos, como a detenção de Maialen Zuazo, os presos doentes que continuam encarcerados ou a dispersão a que os prisioneiros e os seus familiares continuam a ser submetidos.

No final deste acto, o próprio Gaizka Astorkizaga acorrentou-se ao edifício da sede judicial, sendo muito apoiado pelos presentes. Nesse momento, a Ertzaintza apareceu e carregou com dureza para dispersar os manifestantes, ameaçando com os cacetetes todos aqueles que se aproximavam.

Depois de desacorrentarem Astorkizaga, este foi metido num carro-patrulha. No local, registaram-se duas detenções e vários feridos. Mais tarde, foram detidas em Basauri (Bizkaia) outras quatro pessoas, que cortaram uma estrada e penduraram numa ponte uma faixa gigante contra as detenções dos jovens bilbaínos. / Ver: Gara e BilboBranka / Fotos: BilboBranka

Apoio a Gaizka. Detenção do jovem e carga da Ertzaintza

Ongi etorri aos ex-presos Lizeaga e Figal
No sábado, houve ongi etorri ao jovem Beñat Lizeaga em Zumaia (Gipuzkoa), onde regressou em liberdade depois de, em Outubro de 2010, a Polícia espanhola o ter tentado prender no âmbito de uma operação contra militantes da Segi.
O jovem independentista, que participou no enclausuramento que teve lugar em Izpura (Nafarroa Beherea), viria a ser detido em Março do ano passado, sendo posteriormente encarcerado.
Na sexta-feira à tarde, Agus Figal [na imagem] foi recebido por amigos e familiares em Santurtzi (Bizkaia), depois de nesse mesmo dia ter sido expulso pelas autoridades francesas. O ex-preso encontrava-se confinado desde 19 de Junho, depois de ter passado dez anos na cadeia.
No sábado, em Maule (Zuberoa), o Herrira organizou uma série de actos de apoio ao refugiado político Juan Mari Mujika Dorronsoro, que foi preso na quarta-feira passada. Já em Hondarribia (Gipuzkoa) juntaram-se 31 pessoas na concentração semanal em defesa dos direitos das presas e dos presos bascos. / Fonte: Gara / Ver: herrira.org