terça-feira, 24 de julho de 2012

O TC espanhol rejeitou o recurso do preso político Iñaki Pujana

O Tribunal Constitucional espanhol, fazendo caso omisso da decisão recente do Tribunal de Estrasburgo, decidiu ontem indeferir o recurso do preso político basco Iñaki Pujana contra o prolongamento da sua pena através a chamada «doutrina Parot».

A sentença rejeita o recurso de amparo promovido pelo preso otxandiotarra (Bizkaia) contra as resoluções que decretaram que a sua data de saída da prisão fosse 28 de Junho de 2021. Recorde-se que, depois de apresentar um recurso junto do alto tribunal, a data de saída tinha sido adiantada (4 de Abril de 2018). A sentença do TC argumenta que Pujana não esgotou todos os meios de impugnação previstos pela lei antes de pedir o recurso de amparo para o TC, requisito que o tribunal considera «essencial».
Apoio a Pérez de Anuzita em Bilbo
Um grupo de pessoas expressou ontem a sua solidariedade em Deustu (Bilbo) ao seu conterrâneo Eduardo Pérez de Anuzita, que se encontra em greve de fome na prisão de Picassent (Países Catalães); os presos políticos Sergio Polo e Manex Castro (encarcerados no mesmo presídio) também aderiram ao jejum do deustuarra. No sábado, 300 pessoas recordaram em Arrigorriaga (Bizkaia) a morte, há 15 anos, do preso Juan Carlos Hernando, Peli. / Notícia completa: Gara / Ver: Berria

Gorka Mayo vai ser libertado
O preso político basco Gorka Mayo (Barañain-Bidaurreta, Nafarroa) vai ser libertado nas próximas horas, depois de pagar uma fiança de 10 000 euros. Gorka foi detido, juntamente com mais alguns navarros, em Janeiro de 2011, no âmbito de uma operação montada pela Guarda Civil e a Polícia Nacional espanhola em Nafarroa. Desde então, esteve disperso por prisões do Estado espanhol.
Gorka Mayo deve sair da prisão de Soto del Real nas próximas horas. Prevê-se que chegue à meia-noite a Barañain, sendo ali recebido pelos seus vizinhos; parte depois para Bidaurreta, onde deve chegar pela uma da manhã e onde membros da associação local lhe vão dar as boas-vindas. / Fonte: ateakireki.com

Ongi etorris a três jovens independentistas: Aitziber Plazaola, Aiala Zaldibar e Bergoi Madernaz
Aitziber Plazaola foi libertada no dia 28 de Junho, e no sábado passado os seus conterrâneos receberam-na de forma calorosa. O som dos tambores (tocados pelos companheiros de Aitziber no gaztetxe local), bertsos de boas-vindas, uma carta dos amigos (lida na ocasião) e a dança foram os elementos principais das cerimónias na San Martin plaza, em Bergara (Gipuzkoa).
Plazaola ouviu ainda palavras de um representante do movimento Herrira e de uma jovem de Bergara, que, entre outras coisas, recordaram o modo como a jovem independentista foi detida - na sequência do enclausuramento de Izpura (Nafarroa Beherea) contra o mandado europeu - e como passou quase um ano e meio na prisão.
Antes de terminar o acto de boas-vindas, Plazaola foi abraçada por vários familiares, cada qual com uma rosa para ela. No final, cantou-se o «Lepoan hartu ta segi aurrera». Seguiu-se um jantar na Munibeko plaza. /Fonte: goiena.net e topatu.info / Vídeo: Aitziberi ongi etorria

Na sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se em Gasteiz para o ongi etorri a Aiala Zaldibar e Bergoi Madernaz, que foram libertados há algumas semanas atrás, sob fiança: Zaldibar no dia 13 de Junho e Madernaz no dia 28 de Junho.
Participaram ambos no enclausuramento de Izpura contra o mandado europeu, tendo sido detidos no final dessa iniciativa, acusados de pertencer à Segi. / Fonte: topatu.info