Milhares de pessoas participaram hoje, em Bilbo, na manifestação convocada pelo EH Bildu contra os cortes aplicados pelo Governo do PP. A manifestação partiu do Sagrado Coração e teve como lema «Murrizketarik ez! Burujabetza ekonomikoa / No a los recortes, soberanía económica».
Durante a marcha, muita gente aproximou-se de Mintegi para mostrar apoio à candidata a lehendakari.
Pernando Barrena e Asun Garaialde tomaram a palavra no final da manifestação. Barrena disse que instituições, agentes sociais, sindicatos, partidos políticos e cidadãos «podem e devem agir para mudar a situação». Para tal, insistiu na ideia do «trabalho conjunto». «Temos de fazer frente a esta situação como povo», disse.
Também reclamou «soberania» para construir uma alternativa socioeconómica «credível, eficaz e popular», face a um «capitalismo injusto e fracassado».
Garaialde, por seu lado, afirmou que o Governo do PP, «com a cumplicidade do PNV, PSOE e UPN», se «ajoelhou» perante os interesses da banca. Afirmou que o verdadeiro objectivo dos cortes é «o desmantelamento do estado de bem-estar e dos direitos dos trabalhadores».
Disse ainda que «aquilo a que eles chamam resgate ou ajuda financeira, nós chamamos fraude, roubo e saque».
Disse também que não são os cidadãos os responsáveis pela crise, pois não foram eles que andaram «a especular no negócio imobiliário ou na Bolsa, nem sabem o que são os paraísos fiscais».
Fizeram um apelo à participação na Greve Geral de 26 de Setembro convocada pela maioria dos sindicatos bascos e múltiplos colectivos sociais. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria