terça-feira, 17 de julho de 2012

A Etxerat realizou um documentário sobre presos com doenças graves e incuráveis


[Trailer em euskara e castelhano] A Etxerat (Associação de Familiares e Amigos de Presos Políticos Bascos) realizou um documentário sobre as presas e os presos políticos bascos com doenças graves e incuráveis, e nos próximos dias vai torná-lo público. No documentário, dão a cara catorze familiares dos presos gravemente doentes, testemunhando assim a realidade vivida por catorze famílias: catorze doenças, catorze vivências, catorze situações.

Nestes catorze casos pode-se observar que os direitos das presas e dos presos com doenças graves e incuráveis não são respeitados, e pode-se perceber a impotência que os seus familiares sentem. A preocupação é visível. Por isso, é necessário que todos e todas participem em actividades como a que teve lugar no fim-de-semana passado em Zaballa, e trabalhar em defesa dos direitos das presas e dos presos com doenças graves e incuráveis. Porque os queremos em casa, e porque devem estar em casa. / Fonte: etxerat.info (De acordo com o Berria, a apresentação do documentário será na sexta-feira ao meio-dia, em Donostia, na Sala de Eventos [Areto Nagusia] do Koldo Mitxelena Kulturunea.)

O Supremo espanhol declarou a inocência de Cotano e Arkaitz
O ST espanhol considerou inválida a sentença da AN espanhola e absolveu Arkaitz Goikoetxea e Aitor Cotano, no caso da alegada tentativa de atentado contra o Real Club Marítimo del Abra. De acordo com o Supremo, a Audiência Nazional violou a presunção de inocência de ambos os jovens. Recorde-se que o getxoztarra e o algortarra tinham sido condenados, cada qual, a oito anos de prisão em Novembro último, pela alegada tentativa de atentado contra o clube referido, em Areeta (Getxo, Bizkaia), em 2008. Nessa mesma sentença, Iñigo Gutierrez tinha sido absolvido.
Em Junho, a defesa de Cotano recorreu da sentença junto do Supremo Tribunal, que deu razão aos dois condenados. Em todo o caso, vão ambos continuar na prisão, na medida em que foram condenados noutros processos. Por outro lado, o Supremo não deu provimento à queixa que Cotano apresentou por tortura. / Fonte: Algorta Herrira / Mais info: Berria

Larrabetzu e Portugalete vão festejar a libertação de Endika Perez e Irati Tobar
Estes dois jovens independentistas biscainhos, que participaram no enclausuramento de Izpura (Nafarroa Beherea) contra o mandado europeu, e foram depois detidos pela Polícia francesa e extraditados para o Estado espanhol, foram libertados na semana passada, depois de pagarem uma fiança.
Quando da sua libertação, houve, em ambos os casos, uma primeira recepção de boas-vindas, mas agora trata-se de um ongi etorri a preceito: a Endika Perez, na sexta-feira, em Larrabetzu; a Irati, no sábado, em Portugalete. / Fonte: herrira.org e herrira.org