domingo, 22 de julho de 2012

A presa durangarra Leire Martinez será libertada na terça-feira

A presa política Leire Martinez (Durango, Bizkaia) será posta em liberdade na próxima terça-feira, 24 de Julho, depois de ter cumprido integralmente a pena a que foi condenada.
Durante 12 anos, conheceu bem a dispersão, tendo passado por diversas prisões: Soto, Alcalá, Múrcia, Valência, Granada, Saragoça e Gasteiz.
Na terça-feira, será recebida por volta das 20h00. O ongi etorri será no sábado ao meio-dia, na Intxaur. / Fonte: herrira.org

Solidariedade com os presos e os refugiados políticos bascos no Paella Eguna
No âmbito da 57.ª edição do Concurso Internacional de Paellas de Getxo (Bizkaia), popularmente conhecido como Paella Eguna, que tem lugar nos campos de Aixerrota, cerca de 200 pessoas participaram numa concentração convocada pela associação Etxerat em solidariedade com os presos e os refugiados políticos bascos.
Para além de bandeirolas a favor do seu repatriamento, viram-se também faixas (do Herrira) contra a «pena perpétua» ou a exigir a libertação incondicional dos presos doentes. / Fonte: Algorta Herrira / Mais fotos: Algorta Herrira

Nota: com o Paella Eguna, dá-se início a uma verdadeira maratona festiva (e solidária) no município de Getxo: de 27 a 31 de Julho são as Saninazioak, em Algorta; de 31 de Julho a 5 de Agosto são as festas de Itzubaltzeta / Romo eta Pinueta; e de 9 a 12 de Agosto são as de Portu Zaharra. (ukberri.net)

Solidariedade com os presos e exilados políticos bascos em Londres
À passagem da chama olímpica.