segunda-feira, 9 de julho de 2012

A associação Etxerat publicou o relatório sobre a situação dos presos relativo ao mês de Junho

O Colectivo de Presos Políticos Bascos é composto por 634 presas e presos, que se encontram dispersos por 87 prisões. Apenas 8 estão em prisões de Euskal Herria, concretamente em 4 prisões.
A maioria encontra-se em prisões do Estado espanhol: 466 presas e presos políticos dispersos por 47 cárceres.
No Estado francês encontram-se 140 presas e presos dispersos por 32 prisões.
No que se refere a prisões internacionais, há um preso em Portugal, outro no Norte da Irlanda, outro no México e três em Inglaterra.
Há ainda 11 presas e presos que se encontram em situação de prisão domiciliária, em regime de prisão atenuada, por motivo de doença; em Roma (Itália), há outro preso em prisão domiciliária.
Dois presos encontram-se confinados no Estado francês: um em Autun e outro em Brienne le Château. [Segundo sabemos, no segundo caso, a situação já não se mantém, pois o ex-preso foi expulso do Estado francês.] / Ver: etxerat.info

Relatório Mensal da Etxerat - Junho
Contém as secções:
1. Prisão e Saúde
2. Pena Perpétua
3. Presas/Presos com 2/3 e 3/4 da pena cumprida
4. Acontecimentos Graves
5. Outros Acontecimentos
6. Libertações, Encarceramentos e Transferências

Peio Irigoien vai ser libertado amanhã
De acordo com a informação divulgada pelo portal kazeta.info, Peio Irigoien (Beskoitze, Lapurdi) vai sair amanhã da prisão.
Peio foi detido no dia 30 de Março de 2010 com Mattin Olzomendi, tendo sido condenados por um tribunal de Paris, em Agosto do ano passado, a quatro e cinco anos de prisão, respectivamente. No caso de Olzomendi, o juiz tomou em consideração todos os delitos de que o magistrado do MP o acusou. Já Irigoien foi absolvido de várias acusações que pendiam sobre ele, não tendo de cumprir um dos quatro anos de prisão a que foi condenado.
Ao longo deste tempo, os dois colaboradores do festival EHZ tiveram de suportar a política de dispersão que o Estado francês aplica aos presos políticos. Peio Irigoien esteve encarcerado no presídio de Nanterre, a 785 quilómetros da sua Beskoitze natal. Mattin Olzomendi, na prisão de Chateauroux, a 536 quilómetros de Beskoitze. / Fonte: naiz.info e kazeta.info / Ver: Lejpb

[Na foto, manifestação realizada o ano passado em Hazparne (Lapurdi) pela libertação de Mattin Olzomendi e Peio Irigoien. / De acordo com o Baiona Askatu, amanhã haverá um ongi etorri a Peio, às 19h30, na Praça de Beskoitze.]

Em Ondarroa, houve mobilizações de protesto contra o julgamento de sete cidadãos bascos
Estava previsto para hoje, em Madrid, o início do julgamento de sete ondarrutaras, detidos no âmbito de uma operação policial em Janeiro de 2010.
Ontem tiveram lugar as primeiras mobilizações de protesto na localidade costeira biscainha. A uma assembleia informativa na Alameda, seguiu-se uma manifestação pelas ruas da sempre linda e viva e forte Ondarru, com o lema «Epaiketarik ez. EHk konponbidea behar du». / Fonte: Turrune