terça-feira, 24 de julho de 2012

O sindicato LAB convocou novas mobilizações contra os cortes

Como resposta aos cortes aprovados pelo Governo de Rajoy em Conselho de Ministros, no dia 13 de Julho, já houve múltiplas concentrações e manifestações por todo o País Basco. Hoje, o sindicato abertzale LAB convocou mais duas mobilizações contra estes cortes, que terão lugar na quinta-feira, 26 de Julho, afirmando que, «mais que encontrar uma solução, eles deixam a sociedade na miséria».

A primeira mobilização será ao meio-dia, com concentrações em todas as comarcas, e terá como lema «Lan eta zerbitzu publikoen aurkako erasorik ez! Burujabetza politiko eta ekonomikoa» [Não aos ataques contra o trabalho e os serviços públicos! Soberania política e económica].

À tarde, pelas 15h30, haverá mobilizações nas capitais no âmbito da campanha contra a privatização das caixas, precisamente no dia em que se realizarão as assembleias de BBK, Vital e Kutxa. O lema das mobilizações é «Kutxen pribatizaziorik ez!» [Não à privatização das caixas!]. / Notícia completa: BilboBranka

Ver também: «O LAB Sindikatua de Nafarroa faz um apelo à Greve Geral de 26 de Setembro» (boltxe.info)

O EH Bildu alerta para a privatização do Kutxabank em Novembro
Tendo em conta as assembleias de BBK, Vital e Kutxa que vão ter lugar esta quinta-feira, os representantes do EH Bildu Joseba Permach, Begoña Vesga, Ainhoa Beola e Iban Asenjo alertaram para a «privatização iminente» do Kutxabank.

Na conferência de imprensa que deram em Donostia, salientaram que a situação do sistema financeiro basco é «realmente alarmante, em boa medida por causa da Lei das Caixas negociada entre as direitas basca e espanhola, a direita de Urkullu e a do senhor Rajoy, e secundada pelo PSE».

Afirmaram que o PP e o PNV querem «transformar as caixas de aforro em bancos privados, sem deixar rasto de obras sociais ou de capital público», tendo referido também que o «seu modelo e a sua aposta consiste em deixar nas mãos dos privados o futuro do Kutxabank, e que o PSE os apoiou servilmente».

«Não podemos permitir que privatizem o Kutxabank. Precisamos de uma banca pública - e reivindicamo-la - ao serviço dos cidadãos e da planificação social e económica», referiram.

O EH Bildu defende uma caixa que «cumpra funções sociais concretas, que conceda os empréstimos e faça os investimentos adequados às prioridades de uma economia que fomente a criação de emprego de qualidade». / Notícia completa: naiz.info