No dia 18 de Janeiro de 2011, a Polícia Nacional espanhola prendeu Miguel Angel Llamas, Pitu, Edurne Sanzo, Oihana Odria e Koldo Garcia, que foram acusados de promover e gerir a página informativa apurtu.org. O primeiro foi encarcerado e os outros três foram postos em liberdade, mas com acusações pendentes. Poucos dias depois, o juiz Grande-Marlaska decretou o encerramento da página.
Foi mais um ataque à liberdade de expressão, premeditado e deliberado, que teve por fito fechar um órgão de comunicação incómodo e mandar para a prisão a pessoa que o geria.
Inúmeros profissionais da comunicação social denunciaram aquela operação policial, e, poucos dias volvidos, nasceu a Ateak Ireki, com o propósito de preencher o espaço vazio deixado pelo meio de comunicação encerrado.
Com a libertação de Pitu, recuperamos uma pessoa que fez muito no âmbito da comunicação do movimento popular, e que seguramente irá continuar a dar o seu contributo. Poucos minutos depois de sair da prisão, colocou a câmara da Ateak Ireki ao ombro - uma verdadeira declaração de intenções.
Disse que saía com uma enorme vontade de trabalhar. «Venho com as baterias muito carregadas. Há muito trabalho pela frente. Não podemos parar, não podemos. É preciso continuar até os conseguirmos ter todos cá fora». / Fonte: ateakireki.com / Vídeo: Xafan e Pitu, cá fora (ateakireki.com)
Fotos e vídeos da recepção a vários presos recentemente libertados, à saída das prisões, nos seus bairros ou nas suas terras (herrira.org, ateakireki.com, eindaigunbidi)
Entretanto, Urtza Alkorta, ondarrutarra recentemente julgada na AN espanhola, foi hoje libertada, depois de o seu advogado de defesa ter apresentado um recurso. (Ver: EinDaigunBidi e Turrune) Ongi etorri!
Ontem, foi grande a alegria em Ondarru na recepção a Zunbeltz e a Igor
Zoixonak Igor eta Zunbeltz! Zoixonak zeuen ingurukuai be bai!
Ainda assim, o Turrune não deixa de lembrar...
Poz-pozik gaz, baine amorratute be bai, barrun geatu dizenakatxik. Burrukan jarraitxu biharra dakau!!