terça-feira, 24 de julho de 2012

Marcha contra o TGV entre Urruña e Hernani: «AHT gelditu!»

A AHT-ren aurkako Asanblada (Assembleia contra o TGV) faz um apelo à participação numa marcha de protesto entre Urruña (Lapurdi) e Hernani (Gipuzkoa), de 27 a 29 de Julho. É a 16.ª Akanpada organizada por este colectivo.

Para a presente edição, decidiu-se apresentar uma fórmula diferente das dos anos anteriores. «Optámos por uma marcha militante», explicam os organizadores. E «trata-se de uma manifestação contra o TGV e qualquer outro tipo de grandes infra-estruturas», precisam.

A marcha é acessível a toda a gente e não é preciso ser um desportista de elite para participar. Depois de Urruña, «passam por Irun, Hondarribia, Jaizkibel, Lezo e, finalmente, Hernani». Esta caminhada militante incluirá a percepção, no terreno, das consequências da construção da linha: em Urruña, por exemplo, será feita uma paragem numa quinta afectada pelo plano traçado.

Este ano foi rico em acontecimentos relacionados com a questão do TGV, colocando-a em primeiro plano. «A primeira que nos ocorre, sem qualquer dúvida, é o "tarteamento" de Barcina, mas é preciso não esquecer que os trabalhos avançaram imenso, a falta de dinheiro do Governo, os processos judiciais contra militantes que se opõem ao TGV», dizem os responsáveis.

Podemos ainda acrescentar a morte de um trabalhador nas obras de Arrasate (Gipuzkoa), no dia 12 de Julho. É a sexta morte nas obras da famosa «Y basca» desde o seu início. / Benjamin DUINAT / Fonte: Lejpb / Ver: topatu.info e boltxe.info