A coligação Euskal Herria Bildu apresentou hoje no Eureka! Zientzia Museoa, em Donostia, a equipa de governo da candidata a lehendakari Laura Mintegi.
No acto de apresentação estiveram presentes dirigentes da esquerda abertzale, como Rufi Etxeberria e Joseba Permach, o secretário-geral do EA, Pello Urizar, o coordenador do Alternatiba, Oskar Matute, e a secretária de Organização do Aralar, Rebeka Ubera, entre outros.
Seis homens e seis mulheres, contando com a própria Mintegi, todos eles licenciados em estudos superiores, compõem a equipa apresentada pelo EH Bildu, em que não figura nenhum dirigente dos partidos que integram a coligação.
Mintegi e os onze membros da equipa de governo do EH Bildu compareceram num estrado em que se destacava o lema «Soluzio argiak. Tiempo de soluciones». No acto, fizeram saber que a EH bildu propõe um governo composto por onze departamentos, alguns deles novos, como Liberdades dos Cidadãos, Justiça Social, Soberania Alimentar, Igualdade de Oportunidades e Normalização Linguística.
O advogado Julen Arzuaga será o conselheiro de Liberdades dos Cidadãos, que substituirá os departamentos do Interior e da Justiça.
Outra das novidades é que Beatriz Ilardia ocupará a vice-lehendakaritza da Igualdade de Oportunidades. Este departamento reúne quatro áreas de trabalho: juventude, pluralidade, participação e um novo modelo de relações entre homens e mulheres.
Iratxe Ibarra ocupar-se-á do departamento da Normalização Linguística; Itsaso Bengoetxea da Saúde; Jon Etxabe das Relações Exteriores; Mariam Bilbatua da Educação, Cultura e Desporto, e Mikel Santiago da Justiça Social.