terça-feira, 31 de julho de 2012

Madrid vai alegar invasão de competências em Estrasburgo

O Governo espanhol confirmou ontem que vai apresentar em Setembro um recurso contra a sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que rejeitava a «doutrina Parot».
O mais surpreendente parece a argumentação escolhida: segundo se soube, Madrid vai alegar que Estrasburgo «invadiu as suas competências jurídicas». Entretanto, ficou-se a conhecer o auto sobre a libertação recente de Fernando Díez Torre, que desliga este caso da resolução europeia. / R.S. / VER: Gara

Dia 11 de Agosto, manifestação pelos presos em Donostia
A mobilização, que foi apresentada na capital guipuscoana no passado dia 27, vai realizar-se no primeiro dia da Aste Nagusia [Semana Grande] donostiarra, a 11 de Agosto, e terá como lema «Giza eskubide guztiak, euskal presoak Euskal Herrira!». Parte do bairro de Sagues (junto à praia de Zurriola) às 17h30.

Os promotores exigem uma mudança da política penitenciária e o respeito pelos direitos humanos dos presos. Entre as suas exigências estão:
- trazer todos os presos para Euskal Herria
- libertar os presos com doenças graves
- não aplicar a «pena perpétua»
- libertar os presos que cumpriram 3/4 da pena ou a pena na íntegra
- deixar de aplicar sistematicamente o isolamento e 1.º grau
- criar uma situação que possibilite o envolvimento dos presos num processo de resolução, para que todos os que fizeram parte do conflito sejam parte da solução / VER: herrira.org

Pela libertação de Josu Uribetxeberria, manifestação este sábado em Arrasate
Convocada pelo movimento Herrira, a mobilização, de carácter nacional, terá lugar em Arrasate (Gipuzkoa), às 17h30.
Recorde-se que Josu Uribetxeberria tem cancro no rim desde 2005, que se agravou recentemente com o aparecimento de dois nódulos, num pulmão e na cabeça, e de metásteses.
Na manifestação, vai exigir-se a sua libertação e as dos restantes presos políticos bascos que com doenças graves e incuráveis.

Também no Gorbeia: liberdade para os presos doentes!
Hoje de manhã, cerca de cem pessoas participaram numa concentração no monte Gorbeia (entre Araba e a Bizkaia) para reclamar a libertação de Txus Martin, de Josu Uribetxeberria e de todos os outros presos com doenças graves. (SOS_TxusMartin)

Leitura:
«Al ministerio de interior español», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Todos los días puntualmente entrás en este blog. Desconozco si eres siempre el mismo o sois varios, ni que puesto ocupas dentro del organigrama del ministerio de interior al que estás adscrito. Lo mas probable es que seas un simple secretario, un correveidile, ya que dudo mucho que lo hagas por hobby ni que los que estén por encima tuyo se dignen a trastear en blogs. No creo que te interesen ni te gusten especialmente los debates políticos y análisis que esta página web pueda ofrecer (seguramente los detestas). Para tí somos el enemigo y ciertamente para nosotros no lo sois menos.

Solidariedade com os presos e os refugiados nas festas de Algorta
No sábado passado, dia 28, realizou-se uma concentração a favor dos presos e dos refugiados políticos bascos no âmbito do Gazte Eguna [Dia da Juventude] das festas de San Inazio, em Algorta (Bizkaia). Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, com o ambiente a ser animado pela Julai Alai orkresta. (Algorta Herrira / Mais fotos)

Hoje, o programa das festas incluía uma corrida de ciclismo e, durante a prova, voltou a haver nova concentração solidária com os presos e os refugiados, para reclamar os direitos que lhes assistem. (Algorta Herrira / Fotos)