sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Askapena apela à participação na VII Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria

Ez dugu izaterik aske haiek gabe! Euskal preso eta iheslariak kalera!
Não podemos ser livres sem eles. Liberdade para os presos e refugiados políticos bascos.

A Askapena, Organização Internacionalista Basca, faz um apelo à participação na VII Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria, de 2 a 10 Março de 2013.

A nova fase em que se desenvolve o nosso processo de libertação está marcada pela continuidade da aplicação de medidas repressivas por parte dos estados espanhol e francês, que assim colocam obstáculos a uma resolução política do conflito.

Neste sentido, para prosseguir a nossa luta, é fundamental e urgente enfrentar a situação dos presos e dos refugiados políticos bascos: centenas de pessoas que se encontram privadas de liberdade ou foram obrigadas a abandonar as suas casas por causa do conflito, cuja resolução os deve ter em consideração.

A sociedade basca, manifestando-se de forma massiva em grandes mobilizações, como a que em Janeiro deste ano juntou mais de 100 000 pessoas, reclama o fim de uma política de extermínio baseada em medidas de excepção como a dispersão penitenciária dos presos, o encarceramento de activistas políticos, o manter reclusas pessoas doentes e a aplicação da pena perpétua disfarçada. A sua derrogação será um primeiro passo com vista a uma resolução que deve compreender, necessariamente, a libertação e o regresso a casa dos presos e dos refugiados.

Eles foram, são e continuarão a ser protagonistas do longo processo de construção nacional e social que Euskal Herria iniciou há décadas. Uma luta que prossegue num contexto não apenas marcado pelo imobilismo repressivo dos estados, mas também por uma crise e por uma ofensiva do capital que condena à miséria cada vez mais povos e pessoas em Euskal Herria e noutras partes do mundo.

Uma luta que, como tal, deve contar com estas pessoas, que devem caminhar livremente pelas ruas de Euskal Herria; não só por uma questão de justiça básica e porque a maioria deste povo o exige, mas porque são imprescindíveis para avançarmos todos juntos, lado a lado, na construção de uma Euskal Herria livre e socialista.

É precisamente nesta luta que, ano após ano, a rede de solidariedade com Euskal Herria - Amigos do País Basco/Euskal Herriaren Lagunak - inscreve o seu trabalho político. Uma rede de solidariedade que, com base em autênticas coordenadas internacionalistas, assume como própria a luta de libertação nacional e social do nosso povo. Por isso, esta VII Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria será uma semana em que, uma vez mais, companheiros e companheiras dos sectores populares da América Latina e de outros povos europeus manifestarão a sua clara vontade política internacionalista de se unirem ao sentir popular do nosso povo, reivindicando a necessidade de uma solução para os presos e os refugiados políticos bascos que inclua a derrogação das medidas de excepção, bem como a sua libertação e regresso a Euskal Herria.

Porque aqui, em Euskal Herria, como noutros povos solidários, sabemos bem que não podemos ser livres sem eles.

Informação e contacto: elkartasunastea2013@gmail.com

Fonte: askapena.org [o texto pode ser lido ainda em euskara, castelhano, italiano e francês]