terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vídeo-fórum em Erromo sobre a «doutrina Parot»

«O que é a doutrina 197/2006? O que é a doutrina Parot? Porque prolongaram a pena a Kitxu em mais sete anos?». O Herrira de Itzubaltzeta/Erromo vai responder a todas estas questões na próxima quinta-feira, através de um vídeo-fórum que terá lugar na Branka kultur elkartea. O comité de defesa dos direitos dos presos fez saber que o encontro será às 20h00.

No dia 14 deste mês, o Estado espanhol aplicou a doutrina 197/2006, também conhecida como doutrina Parot, ao preso político Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu. Desde então, sucederam-se as mobilizações na localidade biscainha de Erromo, em apoio a Kitxu e tendo em vista o 20 de Março, dia em que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo, irá examinar o recurso interposto por Espanha no caso da presa política Inés del Río. A primeira decisão judicial decretou a libertação da presa de Tafalla (Nafarroa), porque a doutrina 197/2006 viola os direitos humanos.

Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, jornalista da Getxo irratia e da Egin irratia, foi preso no dia 25 de Outubro de 1994 na Praça da Ponte Bizkaia, em Areeta (Getxo). Acusado de pertencer ao comando Lanbroa, foi condenado a 30 anos de cadeia, e, apesar de ter data de saída marcada para 4 de Maio de 2013, no passado dia 14 prolongaram-lhe a pena em mais sete anos. Encontra-se actualmente no cárcere de Valhadolide. [Na foto: no dia 15 deste mês, cerca de 300 pessoas participaram numa manifestação de protesto contra o prolongamento da pena a Kitxu.] / Fonte: ukberri.net

A Justiça francesa dá ordem de prisão a Oier Ibarguren e Montxo Varea
Oier Ibarguren e Montxo Varea, detidos na quinta-feira passada em Moulins (Estado francês), receberam ordem de prisão depois de ontem à noite terem sido presentes a um juiz em Paris. O Ministério Público acusa-os de oito delitos.
Esta quinta-feira celebra-se uma sessão de Câmara em Oltza em que será abordada uma moção contra a detenção de Montxo Varea, natural da região. / Fonte: ateakireki.com

Boas-vindas a Beñat Atorrasagasti em Donibane Lohitzune
Ontem, o Tribunal de Paris decidiu que o lesakarra podia aguardar em liberdade condicional o julgamento, que tem lugar a 25 de Março. Atorrasagasti aproveitou para regressar a Euskal Herria, e à chegada à estação ferroviária de Donibane Lohitzune (Lapurdi) tinha à sua espera várias dezenas de pessoas, incluindo amigos e familiares.
Detido na Escócia em Julho de 2012, Beñat foi extraditado para o Estado francês em Janeiro. (naiz.info)