terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Em Burlata, centenas de pessoas manifestaram-se em solidariedade com os jovens que vão ser julgados na AN

Apesar do mau tempo (chuva intensa e muito frio), centenas de pessoas voltaram a mobilizar-se no sábado passado em Burlata (Iruñerria, Nafarroa) para protestar contra o julgamento de quatro jovens da localidade. Foram detidos há mais de cinco anos e incorrem em penas que vão até aos 27 anos de prisão. Diversas organizações sociais da localidade afirmaram que a acusação «se fundamenta em depoimentos incriminatórios arrancados sob tortura».

Depois da marcha, houve actuações musicais e um jantar solidário com os jovens, cujo julgamento irá decorrer nos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro na Audiência Nacional espanhola.

Burlatako gazteekin elkartasuna Fonte: naiz.info e ateakireki.com

A Ertzaintza tentou prender Ekaitz de Ibero
De acordo com o portal topatu.info, foi o próprio Ekaitz que divulgou nas redes sociais a tentativa de detenção. Assim, de acordo com esta informação, dois ertzainas apareceram ontem pelas 15h40 em casa do donostiarra para o prender, mas este não se encontrava em casa nessa altura. Mais tarde, pelas 22h00, ligaram para a casa do jovem a pedir o seu número de telemóvel. / Fonte: topatu.info


Leitura: «Sin una juventud comprometida la sociedad no tiene futuro, es necesario que la sociedad los defienda», de Ezker Abertzalea (eus / cas)