segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aplicam a «doutrina Parot» aos presos Ramon Aldasoro e Raul Alonso

Com o recurso à aplicação da doutrina 197/2006, a Audiência Nacional espanhola prolongou a pena a mais dois presos políticos bascos: Ramon Aldasoro e Raul Alonso, que se encontram há mais de dezasseis anos na prisão.

Aldasoro (Otxandio, Bizkaia) foi encarcerado em 1997, e marcaram-lhe a data de saída para 27 de Outubro de 2017; no entanto, com a aplicação da «doutrina Parot», a saída foi adiada para 2027. Encontra-se na prisão de Castelló II-Albocasser (Países Catalães).
Alonso (Bilbo) foi encarcerado em 1991, e a data de saída era 25 de Março de 2015; agora, prolongaram-lhe a pena em mais seis anos. Também se encontra em Castelló II-Albocasser.

De acordo com a Etxerat, são agora 93 os presos políticos bascos que, por via da doutrina 197/2006, foram condenados a «penas de prisão perpétua». Destes, 73 ainda continuam na prisão.

Em Julho último, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem pronunciou-se contra a «doutrina Parot» no caso da presa Inés del Río. O Governo espanhol recorreu da sentença, e, em Março, o TEDH vai tomar uma decisão definitiva. / Mais info: Berria

O MP continua a pedir penas de prisão por se mostrar fotos de presos na última Korrika
O magistrado da AN espanhola Jesús Alonso continua a pedir um ano e três meses de prisão para quatro habitantes da região guipuscoana de Debagoiena, que acusa de «enaltecimento do terrorismo» por exibirem imagens de presos em Abril de 2011, quando a Korrika passava por Bergara.

Os quatro arguidos admitiram que levaram as imagens, e disseram que as fotografias iam passando de mão em mão, que eles não fizeram as pancartas e que se tratou de uma acção «rápida e espontânea» durante a corrida. Defenderam ainda a natureza linguística da reivindicação, realçando o facto de que os presos também são falantes da língua basca.
O magistrado alegou que a intenção era política e que se tratou de uma acção organizada. [Na foto, mobilização no sábado passado em Bergara, onde cerca de mil pessoas protestaram contra o julgamento.] / Fonte: naiz.info

O Herrira de Lesaka pediu às pessoas que escreveram a Beñat Atorrasagasti
O preso político Beñat Atorrasagasti foi extraditado esta semana para o Estado francês, tendo sido encarcerado na prisão de Fleury. Detido na Escócia a 13 de Julho último, Beñat teve de enfrentar um longo processo de extradição; agora, deu entrada na referida prisão parisiense, para cumprir uma pena de cinco anos. O Herrira de Lesaka (Bortziriak, Nafarroa) publicou um cartaz com o endereço de Beñat e faz um convite a toda a gente para que lhe escreva. / VER: herrira.org