sábado, 16 de fevereiro de 2013

Agentes políticos, sindicais e sociais de Tolosaldea convocam marcha em defesa da ikurriña para 9 de Março

Confrontados com a imposição da bandeira espanhola, múltiplos agentes da região guipuscoana de Tolosaldea convocaram uma manifestação para o próximo dia 9 de Março. A marcha tem início ao meio-dia na Triangelu plaza, em Tolosa, sob o lema «Geurea Ikurriña! Inposaketarik ez!» [A Ikurriña é nossa! Não à imposição!].

Entre os colectivos que convocam a mobilização encontram-se partidos políticos (Ezker abertzalea, Aralar, EA), sindicatos (LAB, EHNE, ELA) e outros agentes (Herrira, Etxerat, Euskal Herrian Euskaraz).

Na conferência de imprensa que ontem decorreu em Villabona para responder à atitude do Governo espanhol de «nos impor símbolos que não são nossos», fez-se saber também que será apresentada uma moção em todos os municípios de Tolosaldea para denunciar a «imposição» e solicitar a adesão à manifestação.

Os convocantes fizeram um apelo às instituições bascas «para que trabalhem pela consecução do reconhecimento e da soberania de Euskal Herria e promovam os símbolos da identidade dos cidadãos bascos». / Ver: Gara e Bai Euskal Herriari