terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Terminou o julgamento dos jovens de Burlata, sem que tenham sido apresentadas provas contra eles

Os polícias utilizaram os depoimentos conseguidos enquanto os jovens se encontravam incomunicáveis. Todos os detidos afirmaram ter sido torturados. O MP pede 53 anos de prisão para os arguidos e a defesa a sua absolvição.
Ao fim de dois dias, ficou concluído o julgamento dos quatro jovens de Burlata (dois dos quais não compareceram em tribunal e sobre os quais pende um mandado de busca e captura). Hoje, estiveram presentes testemunhas de ambas as partes. No que aos polícias diz respeito, não apresentaram qualquer tipo de provas periciais, baseando exclusivamente as suas acusações nos depoimentos realizados por vários jovens enquanto se encontravam incomunicáveis, que afirmaram, em tribunal, ter sido torturados.

Apesar da falta de provas, o Ministério Público reafirmou todas as acusações, bem como o pedido de 53 anos de cadeia para todos os arguidos. O advogado do Estado apoiou as solicitações do MP, incluindo as económicas, que chegam aos 50.000 €.

Por seu lado, a advogada de defesa referiu-se ao exagero das penas pedidas, tendo em conta os factos de que os arguidos são acusados, e apontou a falta de provas fidedignas por parte da acusação, para além daquilo que é imputado aos arguidos pela Polícia.

Cerca de quarenta pessoas, entre familiares e amigos, deslocaram-se ao tribunal de excepção em Madrid para expressar a sua solidariedade aos jovens. / Fonte: ateakireki.com

Aprovaram a liberdade condicional de Mattin Olzomendi
Um juiz aprovou hoje a liberdade condicional de Mattin Olzomendi, que sairá da prisão no dia 11 de Março. Mattin Olzomendi foi detido pela Polícia francesa, com Peio Hirigoien, no dia 30 de Março de 2010, no âmbito de uma operação em que foram presas mais seis pessoas em Lapurdi.

Acusados de acções contra interesses imobiliários, estiveram quinze meses à espera de julgamento, e em Agosto de 2011 foram condenados por um tribunal de Paris a cinco e quatro anos de prisão. Entretanto, Peio Hirigoien saiu em liberdade no dia 10 de Julho do ano passado. Olzomendi só deve regressar a Beskoitze (Lapurdi) no dia 11 de Março. / Fonte: kazeta.info

«Prolongaram o "isolamento" ao preso Sergio Polo por mais seis meses» (ukberri.net)
Desde que foi transferido para a prisão de Córdova, no início de Agosto de 2012, o preso político basco Sergio Polo Escobes (Sopela, Bizkaia) encontra-se em isolamento, e essa situação ir-se-á prolongar pelo menos durante mais seis meses, depois de a direcção do cárcere andaluz assim o ter decidido esta semana. No sábado passado, o Herrira de Sopela emitiu um comunicado em que denuncia esta grave situação.