domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Etxerat quer que Estrasburgo «feche as portas» à doutrina 197/2006

A Etxerat realizou este domingo em Leioa (Bizkaia) a sua XII Assembleia Nacional, na qual efectuou um balanço do ano de 2012 e deu a conhecer as linhas de acção e trabalho a seguir nos próximos meses. A associação de familiares de presos políticos bascos salientou a necessidade de se «fechar definitivamente as portas» às medidas que «almejam exclusivamente a vingança».

Segundo referiram, a política «de excepção baseada na vingança» que é posta em prática pelo Executivo central do PP não faz mais que agravar as condições de vida dos presos e dos seus familiares, pelo que consideraram necessário fazer-lhe frente.

Sublinharam ainda que têm os olhos postos no dia 20 de Março, em que o Tribunal de Estrasburgo irá analisar o caso de Inés del Río, pois consideram que a decisão do tribunal irá marcar um «antes e um depois» para o colectivo de presos políticos.

«Entre todos temos de conseguir que se fechem definitivamente as portas a estas medidas que procuram a vingança. De uma vez por todas, comecem a respeitar os direitos humanos dos nossos familiares e amigos», disse a representante do colectivo Gema Alonso. / Fonte: naiz.info

Os presos navarros Mikel Olza e Ugaitz Astiz foram postos em liberdade
Os presos políticos bascos Ugaitz Astiz e Mikel Olza (ambos de Iruñea) foram ontem libertados à chegada ao aeroporto de Barajas (Madrid), depois de terem cumprido na íntegra a pena a que foram condenados no Estado francês.
Detidos em 2008 pela Polícia francesa (acusados de pertencer à ETA), foram julgados em Janeiro último e condenados a cinco anos de prisão. Com a pena cumprida na íntegra, foram expulsos para o Estado espanhol. Olza, que se encontrava na prisão de Fresnes, chegou a Madrid pelas 13h00; Astiz, que se encontrava na de Fleury, chegou por volta das 17h00.
Eram esperados no aeroporto madrileno por amigos e familiares, e, à chegada a Iruñea - aos bairros de Donibane e da Txantrea -, foram calorosamente recebidos. [Na foto, recepção a Mikel Olza no bairro de Donibane.] / Fonte: ateakireki.com e naiz.info / Mais fotos: Recepção a Ugaitz Astiz na Txantrea

A Ertzaintza entrou na Txapelarri taberna, em Gasteiz, para levar fotos de presos
Hoje, por volta das 14h30, a Ertzaintza entrou na Txapelarri taberna (situada na Kutxi kalea, em Gasteiz) argumentando que estava ali para levar as fotos dos presos. Identificaram seis pessoas (quatro cá fora e dois trabalhadores da taberna) e levaram as fotos dos presos políticos bascos.

De acordo com o diário Gara, para além da questão das fotos, a intervenção da Ertzaintza, que mobilizou um forte dispositivo, ficou-se a dever ao facto de que no bar ia ter lugar o primeiro ongi etorri a Ailande Hernaez, que saiu do cárcere de Topas (Salamanca) e ontem chegou a Gasteiz, depois de ter estado três anos preso. Numa nota, a esquerda abertzale de Araba criticou a intervenção da Ertzaintza e a atitude do PNV.

Amanhã, às 11h00 (hora de Euskal Herria), há conferência de imprensa no Gaztetxe. [Ainda amanhã, no Gaztetxe de Gasteiz, o Movimento Juvenil promove uma sessão de formação intitulada «O que fazer em caso de detenção». Começa às 18h30.] / Fonte: gazteiraultza.info

«Convocada concentração frente à prisão de Logroño para pedir a liberdade dos condenados no "caso Bateragune"» (Gara)
Na mesma semana em que foi decretada a reabertura da investigação de um acto realizado frente à prisão de Logroño em Janeiro de 2012, a plataforma popular «Arnaldo askatu, politika askatu» (Libertem Arnaldo, libertem a política) e familiares dos presos políticos condenados no âmbito do «caso Bateragune» - Sonia Jacinto, Rafa Díez Usabiaga, Miren Zabaleta, Arnaldo Otegi e Arkaitz Rodríguez - convocaram uma concentração para o próximo dia 2 de Março, ao meio-dia, frente à prisão de Logroño, para exigir a sua libertação.