quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Polícia francesa prendeu duas pessoas alegadamente ligadas à ETA em Moulins

As detenções ocorreram na localidade de Moulins (Estado Francês), segundo informou o Ministério espanhol do Interior. Um dos alegados kides é o donostiarra Oier Ibarguren; o outro é Montxo Arkaitz Varea, de Asiain (Oltza, Nafarroa). O ministro do ministério referido sublinhou que as detenções não foram um acaso e que surgem na sequência de uma operação coordenada entre as polícias francesa e espanhola. A julgar pelas notícias do Berria e do naiz.info, o ministro do ministério não fez qualquer alusão ao Acordo de Gernika ou à Declaração de Aiete.

De acordo com a fonte do PP citada, os dois alegados membros da ETA foram hoje detidos no Estado francês, em Moulins, a cerca de 200 km de Lyon; de acordo com a nota dessa fonte, seguiam ambos numa viatura furtada, e foram detidos pela Polícia francesa num hotel de Moulins.

Para o ministro do ministério, estas detenções mostram que o Governo espanhol continua «a actuar» e que o continuará a fazer «até que a ETA se dissolva». O Executivo, disse o ministro do ministério, em «colaboração absoluta e estreita com as autoridades francesas», continuará «a localizar e a deter etarras, colaboradores, membros ou [elementos] ligados à ETA». [Olé!] Este ano, foram detidos cinco alegados etakides.
Reunião informativa em Ororbia
Depois de ter conhecimento das detenções, o Herrira de Oltza-Etxauri convocou uma reunião para amanhã (19h00) na Câmara Municipal de Oltza Zendea, em Ororbia [cartaz na foto]. / Ver: Berria e naiz.info

A Comissão Internacional de Verificação mostra-se satisfeita com os passos dados pela ETA e pede a todos os agentes que se envolvam no processo
Presentes em Euskal Herria para se reunirem com múltiplos agentes locais e seguirem os avanços do processo, os membros da Comissão Internacional de Verificação (CIV) expressaram ontem a sua «satisfação» relativamente ao cessar-fogo e ao fim da actividade armada da organização ETA, e fizeram um apelo aos diferentes agentes envolvidos no conflito para que dêem passos.

Na sequência das reuniões com diversos interlocutores e dos contactos com a ETA, a CIV afirma que todos os agentes envolvidos «devem aproveitar esta oportunidade», dando passos e «tomando novas medidas geradoras de confiança».
Os membros da CIV consideram que o avanço no processo de paz é «vital» para evitar «a complacência ou os retrocessos» perante esta oportunidade «histórica».

«A Comissão está à disposição de todos os agentes com a intenção de os ajudar», refere-se também no comunicado de imprensa difundido na sequência de uma visita de três dias a Euskal Herria.
No princípio da semana, na segunda e na terça-feira, os peritos internacionais da CIV reuniram-se com responsáveis políticos e sociais do País Basco, incluindo o lehendakari, Iñigo Urkullu.
Ontem, o dia foi dedicado a uma reunião plenária. / Fonte: Lejpb / Ver também: naiz.info

«Um Fórum Social vai promover o processo de paz em Euskal Herria» (naiz.info)
Por iniciativa da Bake Bidea e da Lokarri, nos dias 14 e 15 de Março Bilbo e Iruñea vão receber um Fórum Social para promover o processo de paz em Euskal Herria, em que se abordará o desarmamento, a reintegração dos presos e refugiados, os direitos humanos e o modo de enfrentar o passado.

«Foro sozial bat egingo dute, herritarren parte hartzearen bidez bake prozesua bultzatzeko» (Berria)
Bake Bideak eta Lokarrik antolatuta, martxoaren 14an eta 15ean egingo dute foroa, Bilbon eta Iruñean. Desarmatzea, presoen gizarteratzea, giza eskubideak eta iraganari nola aurre egin izango dute eztabaidagai.