terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Jovens abertzales de esquerda: encontros e debates a norte e a sul

O encontro não lhes passou ao lado: 120 participaram nos debates da parte da manhã; várias centenas estiveram presentes no acto ao fim da tarde.
Decorreu no sábado, em Ezpeleta (Lapurdi), o Gazte Eguna (Dia da Juventude), e os jovens abertzales de esquerda lançaram uma nova dinâmica no País Basco Norte. Durante o discurso final, os promotores da iniciativa «Gazte orain dun/k tenorea... Ça se passe maintenant !» congratularam-se com a afluência e convidaram todos os jovens presentes a organizarem-se a nível local para construir o futuro movimento juvenil.

Gazte Zukgua em congresso
Paralelamente a esta iniciativa, os responsáveis da dinâmica Gazte Zukgua, no País Basco Sul, anunciaram que o congresso fundador duma nova organização terá lugar no dia 2 de Março, em Lizarra (Nafarroa).

Cerca de 2500 jovens de 180 localidades participaram nos debates preliminares, estabelecendo duas linhas de trabalho principais: construção de novos modelos de vida, assentes nos princípios do socialismo, do feminismo e da ecologia; desenvolvimento do trabalho ideológico e prático em prol da soberania. Independência, socialismo e feminismo marcam o projecto da nova organização juvenil. / Fonte: Lejpb e naiz.info

Ipar Euskal Herriko Gazte Eguna 2013
Ezpeleta, Lapurdi, EH.