terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Absolvidos os dois habitantes de Erromo julgados por causa de fotos de presos políticos

Josu Iturburu, presidente da Branka kultur elkartea, de Erromo (Bizkaia), e Jagoba Agirre, ex-presidente da comissão de festas da mesma localidade foram absolvidos pelo tribunal de excepção espanhol. Foram ambos ali julgados no passado dia 10 de Dezembro, por causa das fotos de dois presos políticos bascos que apareceram num anúncio publicado no folheto das festas de 2011.
Na sequência da queixa apresentada pelo PP de Getxo no dia 3 de Agosto de 2011, o MP acusou-os de «enaltecimento do terrorismo» e pediu 18 meses de prisão e sete de inabilitação para cada um; contudo, durante o julgamento, não se conseguiu provar quem foi responsável pela decisão de publicar o anúncio, nem que o objectivo fosse o de louvar o jovem detido por alegadamente pertencer à Segi ou o preso da ETA.

Os arguidos souberam ontem a notícia, mas ainda não receberam a sentença. E, seja como for, sabem que a sentença não é firme, «porque o magistrado pode apresentar recurso», disse Agirre ao ukberri.net.
Não deixou por isto de ser uma óptima notícia, ainda para mais tendo em conta que hoje iam ser julgados três habitantes de Erandio (Bizkaia) num caso com contornos bastante semelhantes. [Na foto, manifestação solidária com os arguidos em Erromo, dia 9 de Dezembro]. / Mais informação: ukberri.net

Mobilizações pelos presos em Otxarkoaga e Iruñea
No sábado passado, mais de uma centena de pessoas participaram numa jornada de mobilização no bairro bilbaíno de Otxarkoaga, que incluiu uma concentração e um almoço, em defesa dos direitos do preso político Sebas Prieto. O bilbaíno, actualmente encarcerado em Curtis, a mais de 500 km de casa, continua na prisão apesar em Agosto último ter cumprido 3/4 da pena a que foi condenado. Para além disso, tal como denunciou o Herrira, aplicaram-lhe a doutrina que implica o prolongamento da pena. (Gara e herrira.org)

Como é habitual à segunda-feira, ontem à tarde um grupo de pessoas (58) concentrou-se frente à sede do PP na capital de Nafarroa para reclamar o direito dos presos políticos bascos a viver livres em Euskal Herria. Nas faixas que exibiram lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata» (ateakireki.com)