quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Procuradoria solicitou a confirmação da pena dos 15 jovens de Donostia

Para expressar solidariedade a estes jovens, ao fim da tarde realizou-se uma concentração em Donostia, na Artzain Onaren plaza [Praça do Bom Pastor]. Por outro lado, o jovem de Orereta (Gipuzkoa) Aitor Franco foi encarcerado hoje ao meio-dia em Martutene, apoiado por muita gente.

O Supremo Tribunal espanhol vai examinar a sentença decretada pela AN espanhola contra quinze jovens donostiarras, acusados de pertencer à Segi; na audiência de hoje, a acusação solicitou a confirmação da pena. Se isso se verificar, os jovens podem ser detidos a qualquer momento.

Há oitos dias, estes jovens receberam o apoio dos representantes do Bildu e do Aralar nas Juntas Gerais de Gipuzkoa. Hoje, receberam o apoio popular, numa concentração convocada pelo Eleak que tinha como lema «Euskal gazteria libre eta legala, torturarik ez» [a juventude basca livre e legal, não à tortura]; precisamente no Dia contra a Tortura, em que faz 32 anos que Joxe Arregi morreu na sequência das torturas a que foi submetido. Ontem, o governo municipal de Donostia anunciou que um representante iria estar presente na concentração e, numa nota, expressou o seu apoio aos jovens e seus familiares. / Ver: Berria

O oreretarra Aitor Franco apresentou-se na prisão por sua iniciativa
O jovem Aitor Franco (Orereta, Gipuzkoa) foi hoje encarcerado na prisão de Martutene, depois de lá se ter apresentado.

Depois de Dezembro último o Supremo Tribunal espanhol ter confirmado a sentença em que a AN espanhola condenava Franco e mais quatro jovens da região de Oarsoaldea a seis anos de cadeia, acusando-os de pertencer à organização juvenil Segi, o oreretarra tinha de se apresentar hoje até ao meio-dia no cárcere.
Amigos e familiares que participavam numa concentração convocada pelo movimento Eleak frente a Martutene despediram-se do jovem entre lágrimas e aplausos.

Dos cinco jovens condenados de Oarsoaldea, Aitor Alberdi é o único que continua em liberdade. Maitane Linazasoro, Arkaitz Antza e Xabier Lujanbio foram detidos e encarcerados no dia 19 de Janeiro. Depois de terem estado escondidos durante algumas semanas, apareceram nesse dia numa manifestação em Donostia em defesa da juventude basca e acorrentaram-se ao hotel Maria Cristina, sendo então presos por agentes da Ertzaintza. / Ver: naiz.info