segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Começou o julgamento de quatro jovens de Burlata na Audiência Nacional

A sessão teve de ser suspensa por problemas técnicos, depois dos depoimentos de dois dos arguidos, acusados de acções de kale borroka, e de vários agentes da Polícia. No total, a Procuradoria pede 53 anos de prisão para os arguidos.

Os jovens que hoje depuseram denunciaram as torturas a que foram submetidos pela Guarda Civil e pela Polícia espanhola há mais de cinco anos, enquanto permaneceram incomunicáveis, e negaram todas as acusações que lhes são imputadas.

De acordo com o portal BurlataHerria, o tribunal de excepção espanhol emitiu um mandado de busca e captura contra David Urdin e Iñigo Gulina, por não se terem apresentado em tribunal.

De manhã, houve concentrações de protesto contra o julgamento e em solidariedade com os jovens frente à delegação do Governo espanhol em Iruñea e frente ao Tribunal de Bilbo. / Fonte: ateakireki.com

Em Gasteiz, denunciaram a impunidade policial e o acosso a que a juventude está a ser submetida
Tendo em conta os acontecimentos ocorridos recentemente, o Gaztetxe de Gasteiz, o Movimento Juvenil de Gasteiz e o Plazara! denunciaram de forma veemente a perseguição a que a juventude tem sido e está a ser submetida.

«Para pararmos estes ataques, continuamos a pensar que a organização, a mobilização e a pressão popular são fundamentais», afirmaram. Convocaram ainda uma concentração para esta quarta-feira, às 19h30, na Posta plaza.

Ontem, a Ertzaintza levou fotos de presos de uma taberna da Alde Zaharra de Gasteiz, no ongi etorri ao gasteiztarra Ailande Hernaez. Seis pessoas foram identificadas. / Fonte: topatu.info / Conferência de imprensa, em euskara e castelhano: eleakmugimendua.info 

Ongi etorri a Mikel Olza e Ugaitz Astiz em Iruñea
Detidos no Estado francês, Olza e Astiz passaram cinco anos na prisão, e no sábado foram expulsos para o Estado espanhol. À chegada a Madrid, foram postos em liberdade. Viajaram até Euskal Herria acompanhados por familiares e amigos, tendo sido calorosamente recebidos nos seus bairros - Donibane e Txantrea, respectivamente.
Recepção de boas-vindas a Mikel Olza em Donibane
Recepção de boas-vindas a Ugaitz Astiz na Txantrea
Fonte: ateakireki.com e ateakireki.com