sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Donostiako Kantu Jira faz dez anos e amanhã há festa

O Donostiako Kantu Jira faz dez anos, e, para os celebrar a preceito, preparou-se um programa especial para a ocasião. Para além de muita cantoria, por aqui e por acolá, haverá almoçarada no estádio de Anoeta. Aqui, as letras das canções. No vídeo, a actuação do mês passado.

Na Parte Velha de Donostia, todos os meses cerca de 250-300 pessoas vêm para as ruas cantar euskal kantak. Os meses foram passando e já lá vão dez anos. Os responsáveis do Donostia Kantuz estão à espera de 900 pessoas neste sábado, e não têm dúvidas de que será um dia «especial».

Joserra Beloki, membro da associação de euskaltzales Bagera e da Donostia Kantuz recordou os princípios da iniciativa. «Nasceu por volta de Fevereiro-Março de 2003, num altura em que fecharam o único diário em euskara que tivemos» [o Euskaldunon Egunkaria].

O Kantu Jira conta com um apoio cada vez maior por parte dos donostiarras. Em dez anos realizaram-se 120 actuações, com uma participação média de cerca de 250 pessoas. / Ver: Berria [com programa de festas] e naiz.info