sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Sortu organiza uma conferência internacional sobre resolução de conflitos na véspera do seu I Congresso

O Primeiro Congresso do partido é no dia 23 deste mês no Baluarte, em Iruñea, e nele tomarão parte cerca de 450 representantes.

No dia 22 de Fevereiro o Sortu organiza uma Conferência Internacional e no dia seguinte o seu Primeiro Congresso. Ambas as iniciativas se desenrolam no Baluarte, na capital de Euskal Herria. A conferência internacional intitula-se «Resolução de Conflitos na Actualidade» e nela ir-se-á falar sobre processos de resolução de conflitos que se estão a dar em diferentes partes do mundo, como o Curdistão, a Colômbia, a Palestina e o Saara.

No Primeiro Congresso do Sortu vão participar cerca de 450 representantes eleitos nas assembleias locais das localidades e dos bairros; estes representantes terão direito a voto no congresso. Para além disso, estarão presentes diversos agentes políticos, sindicais e sociais, bem como representantes internacionais.
O Sortu fez saber que as propostas relativas às bases ideológicas, à linha política e ao modelo de organização e de funcionamento do partido (reformuladas após a integração das emendas) serão submetidas à aprovação do Congresso. Para além disso, será aprovado e apresentado o Conselho Nacional do Sortu.

No dia do Congresso, haverá ainda um acto político no pavilhão Anaitasuna, também em Iruñea, às 17h30, porque «o Sortu, que está a ser criado com participação de milhares de pessoas, quer realizar o seu primeiro acto público junto a milhares de pessoas». Ali, será representada a actividade que o Sortu irá desenvolver enquanto instrumento político, cujo eixo será a «Revolução Nacional Democrática». «No acto político tomarão parte, entre outros, milhares de militantes envolvidos em diferentes lutas, porque esses serão os protagonistas do trabalho do Sortu». / Fonte: Berria / Ver: sortu.net (eus / cas)