quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Herrira vai transmitir à comunidade europeia o apoio da sociedade basca à sentença de Estrasburgo

Os membros do Herrira Emilie Martin e Beñat Zarrabeitia, a advogada Irune Agirre e Jone Artola, irmã de Joseba Artola – preso há 28 anos e ao qual foi aplicada a doutrina 197/2006 – compõem a delegação que estará em Bruxelas de 4 a 8 de Março para transmitir à comunidade europeia «o mandato da maioria da sociedade basca em prol do respeito pelos direitos humanos, a solução e a paz». Fá-lo-ão no âmbito de uma campanha a que chamaram «Give a peace a chance in the Basque Country».

Zarrabeitia e Agirre, numa conferência de imprensa que hoje deram em Bilbo e em que estiveram acompanhados por numerosos agentes políticos, sociais e sindicais que apoiaram a manifestação de 12 de Janeiro, disseram que já têm agendadas 25 reuniões com eurodeputados de treze estados, bem como com eurodeputadas bascas. Irão reunir-se com membros de todos os grupos da Eurocâmara excepto o conservador, embora também tentem manter algum encontro com esse grupo.

A delegação basca, indicaram, irá dizer-lhes que «a maioria da sociedade basca faz sua e apoia» a sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) a favor da liberdade de Inés del Río e que a defende «como um activo para a resolução e a paz», pelo que «não vêem qualquer razão para a alterar, mesmo com todas as pressões políticas que sabem que o Estado espanhol está a exercer». Irão também insistir na ideia de que «o futuro deve construir-se com os pilares do respeito pelos direitos humanos» e que «é o momento de dar uma oportunidade à paz».

O Herrira considera que o objectivo desta campanha é «comunicar à Europa, com base no pluralismo, a necessidade de uma política penitenciária em clave de resolução e não de vingança». / Fonte: naiz.info