quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os cinco jovens que cortaram a A-8 decidiram não comparecer em tribunal

Os cinco jovens arguidos que em 2007 cortaram a A-8 em Zarautz (Gipuzkoa) em protesto contra a designação das organizações Jarrai, Haika e Segi como «terroristas» decidiram não comparecer no julgamento que hoje era para ter lugar. Comunicaram a decisão numa conferência de imprensa precisamente em frente ao Tribunal de Donostia.

Na conferência de imprensa, disseram que cada um dos jovens presentes pode apanhar até 30 meses de cadeia e denunciaram «a aplicação das políticas de excepção do tribunal de excepção espanhol». Por isso e «porque nenhum tribunal tem legitimidade para julgar e punir a juventude basca», optaram pela desobediência civil.

Na ocasião, recordaram que a designação das organizações juvenis como «terroristas» esteve na origem de mais de oito operações policiais, e conduziu «à detenção, tortura e encarceramento de mais de 150 jovens».

Referiram-se também aos episódios repressivos mais recentes: a confirmação pelo ST espanhol, a 18 de Dezembro último, da condenação de cinco jovens de Orereta; o caso do donostiarra Ekaitz Ibero, condenado a quatro anos e três meses de prisão por alegada participação numa acção de kale borroka; e os julgamentos dos jovens de Donostialdea e de Burlata.

Vincaram a importância da organização e fizeram um apelo à juventude basca para que se continue a organizar. / Ver: naiz.info e BilboBranka / Gora euskal gazteria! Viva a juventude basca!