domingo, 17 de fevereiro de 2013

Centenas de pessoas juntaram-se em Donostia para celebrar o 10.º aniversário do Kantu Jira

Com bom tempo, na Konsti os presentes cantaram o «Topa dagigun» [vamos brindar], e a cidra escorregou pelas gargantas, no dia da grande festa do 10.º aniversário do Donostiako Kantu Jira.
Seguiu-se um giro especial pelas ruas da Alde Zaharra, organizado pela associação Donostia Kantuz, repleto de música e de gente, com quase mil vozes a cantarem. Algumas delas eram conhecidas, como Nerea Txapartegi, vereadora do euskara e da cultura, Juan Karlos Izagirre, autarca de Donostia, o actor Ramon Agirre ou Martxelo Otamendi, director do Berria.

O Donostiako Kantu Jira começou em 2003, como forma de protesto pelo encerramento do diário Egunkaria. Desde então, um grupo composto por mais de 250 pessoas tem vindo para as ruas no terceiro fim-de-semana de cada mês, divulgando as euskal kantak. O que começou como uma forma de reivindicação foi-se tornando algo habitual e um acto cada vez mais concorrido; ontem, os organizadores não deixaram de vincar a ideia de que à festa se associava a reivindicação.

Depois de andarem duas horas a cantar, os participantes dirigiram-se para o estádio de Anoeta, onde teve lugar um «almoço popular cantado». À tarde, continuou a haver cantoria pelas ruas. / Ver: naiz.info

Kantu Jira, 10 urte [vídeo de Eskunabarrak]

Ver também: «Donostia, kantatzen duen hiria» [Donostia, a cidade que canta], de Ilargi AGIRRE (Berria)