sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Jovens denunciam perseguição policial em Bilbo, Gasteiz e Iruñea

Diversos jovens envolvidos no processo de constituição da nova Organização Juvenil, apoiados pela deputada da Amaiur Maite Aristegi e pela senadora Amalur Mendizabal, deram uma conferência de imprensa em Bilbo, frente à Delegação do Governo espanhol, para pedir o fim da perseguição policial e dos julgamentos de que são alvo.

Em nome dos jovens, Irati Sienra afirmou que, embora os jovens se tenham mostrado favoráveis à solução [política do conflito] e desenvolvam um trabalho público, continuam a ser alvo de perseguição por parte de diferentes corpos policiais.

Aristegi fez questão de transmitir toda a solidariedade a todos jovens que continuam a ser vítimas de acosso policial e judicial. «O Governo espanhol não pôs fim à via repressiva», disse a deputada da Amaiur, que defendeu a necessidade «de acabar com estas perseguições, vigilâncias e julgamentos». «É preciso acabar com a repressão», afirmou.

Pediu ao Governo do PP «que dê passos no caminho da paz» e, finda a conferência de imprensa, dirigiu-se com os demais presentes para a Delegação do Governo espanhol.

O mesmo pedido foi entregue por grupos de jovens no Governo de Lakua, em Gasteiz, e na Delegação do Governo espanhol em Iruñea. / Ver: BilboBranka e topatu.info / Vídeos: Em Bilbo / Em Iruñea

«Urquijo, o delegado do Governo espanhol na CAB, vai levar o Município de Durango à AN espanhola» (Berria) [Por causa do festival, o Kalera Rock!]