segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Homenagem aos milicianos e gudaris da batalha de Areces nas margens do Nalón

Dezenas de pessoas da plataforma Lau Haizetara Gogoan, da Fundação Eusko Lurra, da CNT e da Sare Antifaxista viajaram até à localidade asturiana de La Llera para evocar a luta do «Padrón de los Vascos».

Teve lugar este sábado na localidade asturiana de La Llera, junto às margens do rio Nalón, uma cerimónia de homenagem aos gudaris e milicianos bascos que lutaram na batalha de Areces.
No dia 23, cumpria-se o 76.º aniversário da batalha, a mais sangrenta para a Brigada Basca, que ali perdeu 250 combatentes: 120 da EAE-ANV, quase 40 anarquistas, 30 comunistas e muitos do PNV e da UGT, que por diversas vezes atravessaram o Nalón.

Este local fica perto da zona conhecida como «Pradón de los Vascos», que nos últimos tempos voltou a ganhar protagonismo: prevê-se que em breve tenham início os trabalhos com vista à recuperação dos corpos das dezenas de gudaris e milicianos que ali estão enterrados.

Representantes da plataforma Lau Haizetara Gogoan, da Fundação Eusko Lurra, da CNT e da Sare Antifaxista realizaram a homenagem na ponte do Nalón. Segundo foi revelado ao Gara pela Fundação Eusko Lurra, evocaram «o compromisso e sacrifício» tanto dos gudaris da EAE-ANV como dos milicianos da CNT a favor da «liberdade de Euskal Herria e dos trabalhadores».

As pessoas reunidas na ponte lançaram ao rio dezenas de flores. Ali, foram mortos vinte gudaris activistas num primeiro momento da ofensiva contra Areces.
Mais para a frente, os organizadores querem realizar um acto mais participado no mesmo local, para «recuperar a memória sociopolítica» dos que morreram «pela liberdade de Euskal Herria e pela liberdade social que representava a República». / Fonte: Gara

Ver também: «Os bascos honram os seus gudaris» (SareAntifaxista)