quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

«Guerra das bandeiras»: Bergara coloca a «espanhola» entre meia centena de bandeiras

Bergara * E.H.
Aquela que é conhecida como «guerra das bandeiras», já antiga e marcada por episódios variados no País Basco Sul, intensificou-se recentemente com as ordens enviadas pelos tribunais a diversos municípios de Euskal Herria para que estes icem a bandeira espanhola - coisa que estes têm procurado evitar como podem, de forma mais frontal ou simbólica, com manifestações, concentrações, recolhas de assinaturas, moções, etc.

O caso chegou agora a Bergara (Gipuzkoa), onde, como resposta à «imposição da espanhola», no sábado passado se realizou uma homenagem à ikurriña, na qual participaram centenas de pessoas.

Para não desobedecer à ordem do Tribunal do Contencioso Administrativo, a Câmara Municipal, governada pelo Bildu e o Aralar, içou de facto a «espanhola» na varanda municipal, mas acompanhada por 54 bandeiras de diversos países. Argumentam os responsáveis que estas representam os imigrantes que vivem no município.
Os municípios guipuscoanos de Soraluze, Eskoriatza e Irura também seguiram por esta via.

Entretanto, o vice-rei espanhol na colónia já veio dizer que «não admite que se goze» com a bandeira espanhola. [Nas fotos: Bergara em cima e Eskoriatza em baixo.] / Ver: SareAntifaxista e Berria