terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A Martxoak 3 entrega «Las campanadas de la conciencia» a Periko Solabarria

A Associação de Vítimas do 3 de Março (Martxoak 3) e Periko Solabarria homenagearam-se mutuamente, ontem, na Casa de Cultura Ignacio Aldecoa, em Gasteiz. Com sete cravos, ele expressou o seu respeito pelos trabalhadores mortos em 1976, e os familiares destes responderam-lhe com a entrega de «Las campanas de la conciencia»: uma escultura que premeia uma «vida de trincheira», que, segundo o seu autor, Iñigo Arregi, representa o toque de sinos que querem evitar o esquecimento.

Por seu lado, Solabarria entregou os sete cravos: cinco a familiares dos trabalhadores mortos – Pedro María Martínez de Ocio, Romualdo Barroso, Francisco Aznar, José Castillo e Bienvenido Pereda –, um aos feridos durante a greve de 1976 e outro a Amparo Lasheras, que apresentou uma edição corrigida e aumentada da obra 3 de Marzo de 1976.

Na apresentação, a que assistiram dezenas de pessoas, esteve também presente o jornalista Antonio Álvarez-Solís, que elogiou o trabalho de Lasheras. Em seu entender, o livro é uma obra de «ferida aberta» que mantém viva a recordação e a memória de pessoas que foram mortas pela Polícia Armada espanhola por defenderem os seus direitos.

A este respeito, Álvarez-Solís destacou que as pessoas que se encerraram há 37 anos na igreja de São Francisco lutavam por «6000 pesetas em nome da liberdade». Tal como recordou, não se tratou apenas de um aumento laboral, porque os mortos representavam todo um povo que clamava, e ainda clama, pelos seus direitos.

Periko Solabarria comparou a situação vivida pelas pessoas que se juntaram no bairro de Zaramaga em 1976 com a que hoje em dia enfrentam milhares de pessoas em Euskal Herria. Neste sentido, sublinhou, referindo-se às CCOO e à UGT, que o sindicalismo revolucionário imperante há três décadas desapareceu. «Agora são uma mera correia de transmissão do poder», lamentou.

Compromisso
Amparo Lasheras referiu que 3 de Marzo de 1976 é uma reedição da obra publicada há doze anos. Uma reportagem «com cor», em que conta como viveu a greve de 3 de Março e o ataque da polícia à igreja de São Francisco. «Entendi que há momentos em que as pessoas têm de se comprometer», afirmou.

Na opinião de Solabarria, que reconheceu o trabalhou da jornalista, esse compromisso é hoje necessário. Face ao aumento dos despejos, do desemprego, da pobreza e dos cortes «a desobediência e a resistência são necessárias», defendeu. / Ion SALGADO / Fonte: naiz.info

Ver também: «Os sindicatos homenageiam este domingo os mortos no 3 de Março de 1976», de Ion SALGADO (naiz.info)