quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aplicam a «Doutrina Parot» ao preso Iñaki Gonzalo «Kitxu»

De acordo com a informação veiculada pela Etxerat numa nota de imprensa, foi aplicada a «Doutrina Parot» ao preso Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, de Erromo (Getxo, Uribe Kosta, Bizkaia, Euskal Herria), que se encontra na prisão de Valhadolide (Espanha). Gonzalo, que foi encarcerado em 1994, tinha a data de saída marcada para 4 de Maio de 2013. Agora, não se sabe quando irá sair.

A Etxerat recordou que em Fevereiro a referida doutrina já foi aplicada a três presos políticos bascos, acrescentando que, com o caso de Gonzalo, já são 94 os presos a quem ela foi aplicada.
«Embora o Tribunal dos Direitos do Homem de Estrasburgo tenha deixado claro na sentença de Inés del Río que se trata de uma medida que viola os direitos humanos, Espanha continua a aplicar esta medida cruel aos nossos familiares e amigos», diz-se na nota.
Por isso, a Etxerat exigiu a derrogação da «Doutrina Parot» e que se comece a «respeitar» os direitos das pessoas. / Fonte: naiz.info / Ver: etxerat.info (eus / cas)

Kitxu recebido com emoção e carinho em Erromo
Em Dezembro último, por ocasião das cerimónias fúnebres da mãe, Angelita Casal Tubet. Herria zurekin!

Em liberdade o preso político Jesús Bollada, a quem foi aplicada a «Doutrina Parot»
Foi libertado o preso de Barakaldo (Bizkaia) Jesús Bollada, que se encontrava na prisão de Albocasser (Países Catalães). Encarcerado em Outubro de 1987, tinha data de saída marcada para 20 de Maio de 2006, mas depois aplicaram-lhe a «Doutrina Parot», prolongando-lhe a pena até 2017. A Etxerat não sabe quais os motivos da libertação, já que os seus advogados ainda não receberam o auto judicial. Mas confirmou que Bollada se encontra em liberdade. / Ver: naiz.info

Na segunda-feira, como é habitual, houve concentração frente à sede do PP em Iruñea, na qual participaram 68 pessoas, exigindo o direito dos presos políticos bascos a viverem livres em Euskal Herria. Nas faixas que os participantes exibiam lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». (lahaine.org)