segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comunidade educativa e sindicatos esperam uma grande resposta contra a reforma da Educação

Com o apoio dos sindicatos ELA, LAB, STEE-EILAS e dos colectivos Sortzen-Ikasbatuaz e Ikasle Abertzaleak, a comunidade educativa fez hoje um apelo à participação nas manifestações que se vão realizar no dia 2 de Março em Bilbo, Gasteiz, Iruñea e Donostia contra o anteprojecto da Ley de Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE).

Numa conferência de imprensa em Bilbo, Maite Quintanilla, em nome dos alunos, Aitor Sarrionandia, em nome dos pais, e Koldo Arriola, em nome dos trabalhadores, leram um texto conjunto em que afirmam não aceitar «nenhum tipo de corte» no sistema educativo, nem «nenhum dos retrocessos» contemplados no anteprojecto da LOMCE.

Reclamam «mais recursos e maior investimento» no sistema educativo e defendem que «os agentes educativos de Euskal Herria e a sociedade basca devem decidir a educação de que necessitam».

Consideram que o projecto da reforma educativa é «impositivo, centralista, uniformizador, espanholizante, regressivo, doutrinador, segregacionista e elitista» e, como tal, pedem aos governos da CAB e Nafarroa, bem como aos agentes políticos, que «não o imponham».

As manifestações são às 17h30 em Bilbo (Sagrado Coração), Donostia (Boulevard) e Iruñea (Estação de autocarros), e às 19h00 em Gasteiz (Praça Bilbao). / Ver: naiz.info / Texto: labsindikatua.org