quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O EH Bildu inicia acções conjuntas nas câmaras de Iruñea e Gasteiz

Deputados do EH Bildu nas câmaras de Iruñea e Gasteiz anunciaram iniciativas conjuntas em ambas as instituições com o propósito de ultrapassar a actual divisão administrativa, tendo considerado «imprescindível» a criação de uma agenda comum.

Numa conferência de imprensa em Iruñea, Maiorga Ramirez, Bakartxo Ruiz e Asun Fernandez de Garaialde, deputados navarros do EH Bildu, e Laura Mintegi, Rebeka Ubera, Juanjo Agirrezabala e Diana Urrea, deputados da coligação em Gasteiz, anunciaram acções conjuntas em ambas as câmaras.

Mintegi em euskara e Fernandez de Garaialde em castelhano comprometeram-se a reforçar a colaboração entre os deputados do EH Bildu nas câmaras de Iruñea e Gasteiz, a desenvolver um trabalho comum e a apresentar iniciativas parlamentares conjuntas, por forma a «ultrapassar» as divisões administrativas existentes.

Por outro lado, consideraram uma «irresponsabilidade» que a relação entre os governos dos dois territórios seja «nula», na medida em que existem áreas que beneficiariam com a colaboração de ambos os governos, como «a política fiscal, a cultura, a normalização política, a política linguística ou a questão da captação do sinal da ETB em Nafarroa», entre outras.

Como tal, tendo em conta os desafios que Euskal Herria enfrenta, que requerem uma resposta em uníssono, como povo, consideraram «imprescindível» uma agenda «com espaços de colaboração» entre ambos os governos, e já apresentaram nas duas câmaras várias perguntas dirigidas a ambos os governos para saber se «estes têm intenção de subscrever novos acordos de colaboração para facilitar a relação entre ambos os territórios» e para saber se «vão recuperar ou dar continuidade a acordos anteriormente firmados e hoje esquecidos». / Ver: naiz.info e ehbildu.net