sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O otxandiarra Iñaki Pujana foi libertado, depois de passar 27 anos na prisão

De acordo com a informação divulgada pelo movimento Herrira, Iñaki Pujana, natural de Otxandio (Bizkaia), foi ontem libertado, depois de ter passado 27 anos em prisões francesas e espanholas. Chegou hoje de manhã, pelas 8h30 a Otxandio, onde 50 pessoas lhe deram o primeiro ongietorri. Para a tarde estavam previstas mais iniciativas.

O caso de Pujana é singular, posto que o Tribunal Constitucional espanhol rejeitou em Julho último o recurso de amparo apresentado pela sua defesa contra a aplicação da denominada «doutrina Parot», que determinava que só sairia da prisão a 28 de Junho de 2021.

Iñaki Pujana foi detido pela Polícia francesa em 1987 e, depois de ter estado preso em La Santé, em 1991 foi extraditado para o Estado espanhol. Desde então, conheceu bem a política de dispersão, tendo passado por prisões como Carabanchel, Herrera de la Mancha, Puerto 2, Jerez de la Frontera, Algeciras e Ocaña. / Ver: naiz.info e naiz.info / Fotos: herrira.org

Maroto recusa-se a dar conhecimento de uma moção contra a «doutrina Parot» aprovada na Câmara Municipal de Gasteiz
O presidente da Câmara de Gasteiz, Javier Maroto, recusa-se a dar conhecimento da moção hoje aprovada em sessão de Câmara, por discordar dela. Na moção, que foi apresentada pelo Bildu, solicita-se a anulação da «doutrina Parot» e a libertação dos presos aos quais ela foi aplicada. Foi aprovada com os votos dos seis vereadores do Bildu e dos seis do PNV.

O PP votou contra, mas, dos nove vereadores que tem em Gasteiz, só cinco estavam na assembleia - Maroto era um dos absentistas. O PSE-EE também votou contra (mais cinco votos). Ou seja, a moção foi aprovada com doze votos a favor e dez contra.
Depois, o presidente Maroto fez saber numa nota de imprensa que não estava de acordo com a moção  aprovada e que não iria transmitir aquilo que nela é solicitado. Ou seja, não dará conhecimento do que foi decidido na sessão de Câmara aos cidadãos, ao Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa ou ao Ministério espanhol do Interior. / Fonte: Berria

Neve, gelo, chuva... dispersão ao quadrado. Kontuz errepidean! Cuidado na estrada!
Prevê-se temporal para os próximos dias, o que para as famílias dos presos políticos bascos significa conduzir 1000-2000 km no meio de neve, gelo e chuva. Cansaço acumulado, tensão, medo... Mais um fim-de-semana na roleta russa da dispersão. Até quando?
Fonte: ateakireki.com