quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hasier Arraiz lidera a lista para o Conselho Nacional do Sortu

O arabarra, deputado do EH Bildu na Câmara de Gasteiz, é o candidato das bases do novo partido para ocupar a presidência. Arnaldo Otegi, preso no cárcere de Logroño, tem o apoio da maioria para ser o secretário-geral, cargo que não será ocupado.

As assembleias locais do Sortu votam neste sábado as listas propostas pelos dinamizadores da nova força abertzale tanto a nível nacional como ao nível de cada herrialde. O principal órgão de direcção entre congressos será o Conselho Nacional.

Segundo o Gara pôde apurar, Hasier Arraiz será proposto como candidato a presidente do partido. A sua nomeação será votada juntamente com a do responsável de Organização Interna (Idoia Aiastui), de Comunicação (Juan Joxe Petrikorena), de Finanças (Marisa Alejandro) e de Relações Internacionais (Maite Ubiria). Estes cinco nomes serão aceites ou rejeitados conjuntamente pelas bases.

Arraiz, de 39 anos, foi membro da Mesa Nacional do Batasuna e é actualmente deputado do EH Bildu na Câmara de Gasteiz, depois de ter sido eleito como segundo candidato na lista liderada por Belén Arrondo. As outras quatro pessoas também contam com uma longa trajectória dentro da esquerda abertzale.

Se, tal como se espera, a lista for aprovada este fim-de-semana, as nomeações tornam-se efectivas no Primeiro Congresso do partido, que terá lugar em Iruñea uma semana depois, no dia 23. Se a lista for rejeitada, será necessário apresentar outra e voltar a votar.

Neste bloco conjunto de cinco cargos é ainda contemplado um sexto, o de secretário-geral. As bases propuseram maioritariamente o nome de Arnaldo Otegi para ocupar o cargo. Como o dirigente abertzale está preso no cárcere de Logroño, decidiu-se deixar o cargo vazio por agora.

Em relação à identidade das três pessoas que irão desempenhar funções de porta-vozes, nas últimas semanas foram avançados os nomes de Pernando Barrena, Amaia Izko, Xabi Larralde, Itziar Ameztoi e Irune Soto. / Imanol INTZIARTE / Ver: Gara [Na foto: Hasier à esquerda; ao lado, Joseba Álvarez.]